Conecte

Shows

Silva vai lançar nova turnê na Prainha durante o Festival Movimento Cidade

O Festival Movimento Cidade adicionou mais um dia à sua programação, acontecendo agora nos dias 16, 17 e 18 de agosto, no Parque da Prainha, em Vila Velha

Postado

em

Fica a Dica ES

E como uma novidade é pouco, o festival também confirmou mais um super artista ao seu line-up: o cantor capixaba Silva. Ele fará o primeiro show de sua nova turnê no palco do festival. A programação completa, com o line-up separado por dias, será divulgada em breve. 

O novo projeto de Silva se chama “Encantado”. Trata-se do sexto disco autoral da carreira do cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista e que estreia nas plataformas digitais no dia 23 de maio, pela Som Livre. Para Silva, o desejo de voltar a compor e apresentar ao público um novo trabalho era imenso.

“Estava sentindo falta de compor, de fazer músicas que causam emoções, que arrepiam”, comenta o artista. Foram alguns anos de amadurecimento para chegar até o conceito final do álbum. Entre as mais de 30 faixas compostas para o para o novo trabalho, 16 foram selecionadas para o disco. As novas composições unem diferentes referências do artista, que vão do samba ao jazz, passando pelo hip hop e a MPB, descrevendo bem o momento atual do cantor.

O artista, que se dedica intensamente a construir novos caminhos entre tempos e estéticas musicais diferentes, possui seis álbuns autorais, turnês nacionais e internacionais, releituras e parcerias com grandes nomes da música que o levaram à indicação ao Grammy Latino.

Em seu show, Silva trará suas novas composições, que são, como o próprio define: desavergonhadamente de amor. “Abram Alas”, “A hora mais bonita”, “Copo D’água”, “Girassóis”, “Vou falar de novo”, “Já era”, “Oito segundos, “Arrebol”, “Carmesim”, “Amanhã de manhã (Para Lecy)”, “Risquei você”, “Gosto de você”, “Recomenzar”, “A vida é triste mas não precisa ser”, são algumas das novas faixas que Silva apresentará.

Edital Resistir sobre a Prainha

Com o compromisso de promover a criatividade e cultura urbana, o Festival MC abriu o edital “Resistir sobre a Prainha: Atos-manifesto de arte sobre o lugar de memória”. No edital, o festival convida artistas e pensadores a realizar performances e instalações de arte durante a sua sexta edição. O Movimento Cidade selecionará até cinco propostas de artistas e pensadores que desejem manifestar – por meio da arte – o lugar – da memória da Prainha. As inscrições vão até o dia 23 de junho, às 19h.

Podem participar artistas residentes no Espírito Santo, a partir de 18 anos de idade, que apresentem propostas individuais ou coletivas de ocupação cultural urbana com duração mínima de 60 minutos. Os atos-manifesto ocorrerão simultaneamente às atrações e atividades da programação do Festival MC 2024, e poderão ser realizados ou adaptados dentro do próprio Parque da Prainha, respeitando os horários da programação. As performances e intervenções poderão ocorrer em um dia, ou repetida/continuada nos demais dias da programação do evento, sempre a critério do artista.

A proposta poderá ser enquadrada em uma das duas categorias:

Intervenção Urbana: são manifestações artísticas ocorridas nos espaços urbanos, em lugares como praças, ruas, avenidas, etc, ressignificando e transformando a cidade, criando espaços de transição. Como exemplo: lambe lambe, instalação de objetos e esculturas. Nesta chamada, as intervenções urbanas são adaptadas ao local do evento, utilizando o próprio Parque da Prainha. As propostas devem abranger instalações transitórias ou removíveis. Não serão admitidas propostas que prevejam qualquer modificação de item integrante do patrimônio público.

Performance Artística Urbana: a performance urbana é um tipo de apresentação que invade a vida das pessoas em seu cotidiano na cidade. Aqui o corpo humano é instrumento da performance, que pode interagir com objetos, roupas, acessórios e com os próprios cidadãos e o espaço público. Nesta chamada, as performances são adaptadas ao local do evento, podendo interagir com o público do festival.

Todas as propostas, individuais ou coletivas, passarão por uma curadoria que irá avaliar as que estejam adequadas ao conceito e temáticas previstas. O edital completo pode ser acessado no link: bit.ly/edital_resistirprainha. E as inscrições, gratuitas, podem ser feitas por meio do formulário no link: bit.ly/inscricao_resistirprainha.

Mais atrações do Festival MC

Em seu line-up, o festival também traz um dos nomes mais consagrados da música contemporânea brasileira, o cantor e compositor Criolo, indicado seis vezes e ganhador de um Grammy Latino. Ele traz para o palco do Movimento Cidade o seu show inédito “Ciclo”. Conhecido por suas melodias e letras que transitam entre muitos ritmos como rap, MPB, Hip-hop e samba, em seu repertório musical estão grandes hits, como o inconfundível “Não Existe Amor em SP”, “Cartão de Visita”, “Esquiva de Esgrima”, “Convoque Seu Buda” e “Grajauex”. O multifacetado artista promete um repertório diversificado com seus sucessos e canções de seu novo álbum no festival.

Outra super atração confirmada é a dona do hit “Ai Que Delícia o Verão”, a cantora mineira Marina Sena. Com um timbre inconfundível e hits como “Por Supuesto”, “Pelejei” e “Tudo Pra Amar vocês” no repertório, Marina traz em suas composições influências da MPB, além de reggaeton, drill, R&B e pagotrap em seus novos trabalhos.

Com mostras de cinema, oficinas, batalhas, arte urbana, shows musicais e muito mais, o Festival Movimento Cidade está liberando pouco a pouco sua programação. Ganhando força na nova cena musical baiana, o grupo Cabokaji chega ao festival trazendo sua fusão entre música e performance, carregando a figura do caboclo, presente nos ritos de tambor de mina, umbanda, vale do amanhecer e principalmente nos cultos de candomblé em terreiros da nação Bantu. Também do Nordeste, a Banda Eddie, uma das pioneiras do Mangue Beat e idealizadora do movimento Original Olinda Style, promete trazer um show especial com músicas inéditas do novo trabalho intitulado Carnaval Chanson. Diretamente da região Norte, a banda Alaídenegão, vem trazendo a mistura sonora constelada de ritmos, toadas do Boi-Bumbá, cirandas, guitarrada e o carimbó. Os curitibanos Ímã também já confirmaram presença no Festival MC trazendo uma mistura de MPB, indie e uma pitada de jazz tropical.

O festival também já confirmou a nordestina Sthelô, que traz seus versos sobre corporeidade e melancolia para o festival; o artista baiano Vandal de Verdade, com uma das vozes mais potentes do Grime e do Drill no Brasil; a capixaba AFRONTA, autora de hits como “BoneKunty”, “Loba” e “Se Morde de Raiva”. Juntam-se ao time de atrações musicais confirmadas o capixaba Dudu MC e a banda Boogarins, que se juntam às gêmeas Tasha & Tracie, a rapper Ebony, ao rapper Don L, Tuyo, a cantora Kaê Guajajara e Dona Onete.

Em sua 6º edição, o Festival MC traz o tema ‘O Incrível Mundo Além do Sudeste’. A proposta é celebrar a diversidade e as diferentes linguagens artísticas no Espírito Santo, desbravando o que existe além do “planeta Sudeste”. Com o objetivo de enaltecer artes e artistas das regiões Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, mostrando toda a pluralidade cultural de todos os territórios brasileiros.

Serviço:

Edital Resistir Sobre a Prainha

Inscrições: até o dia 23 de junho às 19h.

Edital: bit.ly/edital_resistirprainha

Formulário de Inscrição: bit.ly/inscricao_resistirprainha.

Festival Movimento Cidade 2024

Quando: 16, 17 e 18 de agosto

Local: Parque da Prainha – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES

Atrações: Criolo, Marina Sena, Silva, Dudu MC, Boogarins, Sthelô, Tasha & Tracie, Ebony, Don L, Tuyo, Kaê Guajajara, Dona Onete, Vandal de Verdade, AFRONTA, Dan Abranches, Banda Eddie, banda Alaídenegão, Ímã, grupo Cabokaji; mostras de cinema, oficinas, batalhas, arte urbana e muito mais.

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shows

Boom Rap Festival divulga line-up completo

Maior festival de rap e trap do Estado vai trazer grandes nomes do cenário nacional como Oruam, Brandão, Tasha & Tracie, Matuê e Orochi para o estádio Kleber Andrade, em Cariacica

Postado

em

O Boom Rap Festival, maior evento de rap do Estado, está confirmado para acontecer no dia 7 de junho, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, e já tem seu line-up completo. Para a segunda edição, foram convidados nomes como Matuê, Orochi, Brandão, Oruam e Tasha & Tracie, além do embaixador oficial do festival, o capixaba César MC. Os ingressos estão à venda através do site Zig Tickets.

“O Boom Rap é uma experiência que celebra a cultura urbana brasileira. A primeira edição, no ano passado, foi um sucesso estrondoso e 25 mil pessoas estiveram conosco. Cada show do nosso line-up foi pensado cuidadosamente para que o público se sinta acolhido e pertencente. A galera interage conosco em nossas redes e ouvimos o público para trazer os maiores nomes do rap e do trap no País”, conta um dos organizadores do evento, Diego Santório.

O rapper capixaba e embaixador do evento, César MC, também estará presente. “Dia 7 de junho vamos estar em campo com um show pesado no festival”, afirmou ele.

Confira as atrações confirmadas para a segunda edição do festival!

Matuê

Matuê traz a turnê do disco “333”, uma experiência visual e sonora sem precedentes em sua carreira. O álbum de mesmo nome, sucessor de Máquina do Tempo (2020), é um fenômeno e emplacou 11 das 12 faixas no Top 50 das mais tocadas no Spotify Brasil — duas delas dentre as cinco primeiras posições.

Fica a Dica ES

Orochi

Conhecido como o rei das rimas, tornou-se destaque nacional por roubar a cena nas batalhas de rima e escreveu seu nome na história do rap brasileiro ao se consagrar campeão nacional de freestyle em 2015. O cantor é dono dos sucessos “Amor de Fim de Noite”, “Assault” e “Mesma História”.

Oruam

A voz por trás dos singles “Papo de Augustinho”, “Rolé na Favela de Neve” e da “Poesia Acústica 15”, também irá se apresentar no palco do festival. O cantor conta com 11 milhões de ouvintes mensais nas plataformas de streaming, tendo alcançado a marca de rapper mais ouvido por diversos meses consecutivos.

Mc Ig

Sua carreira musical começou em 2015 com o lançamento de seu EP de estreia, “MC IG”. No entanto, foi em 2018 que ele alcançou maior reconhecimento com a música “3 Dias Virados”, do álbum “Lavagem Cerebral”. O videoclipe dessa música ultrapassou 200 milhões de visualizações no YouTube, impulsionando sua popularidade.

Veigh

O cantor, que conquistou uma multidão de fãs por todo o Brasil com hits como “Vem Desestressar” e “Loucura”, ganhou destaque ao trazer em suas letras a realidade de quem vive nas favelas. É um dos rappers mais ouvidos da atualidade, somando mais de 230 milhões de streamings com a faixa “Novo Balanço”.

Major RD

Inspirado no personagem Major do filme “Hooligans”, ele iniciou sua trajetória na música em 2015, participando de batalhas de rima enquanto trabalhava como auxiliar de açougueiro. Hoje, é conhecido por suas parcerias com outros grandes nomes do rap e por incorporar elementos e sonoridades do Rio de Janeiro em sua música, criando uma identidade única.

Brandão

O trapper, que começou como artista independente, coleciona hits de sucesso como “Modelo”, “TRAP THE FATO” e “Kylie” e é artista revelação da produtora 30PRAUM, selo que lançou seu novo álbum “CEO”. Nele, Brandão aborda suas vivências Fortaleza, sua cidade natal, e também o momento atual de sua vida e carreira.

Wiu

Conhecido por sua habilidade como produtor, criando seus próprios beats e também produzindo para outros artistas, Wiu se destaca por sua originalidade e por misturar diferentes gêneros em suas músicas. Considerado um dos artistas mais promissores do trap brasileiro, ele é dono de músicas como “Oração” e “Coração de Gelo”.

César Mc

O rapper capixaba e embaixador do evento, o artista ganhou destaque no cenário do rap nacional após vencer o Duelo de MCs Nacional em 2017. O artista também já ganhou o Prêmio da Música Capixaba em duas ocasiões: em 2022 durante a primeira edição, o artista venceu na categoria de Melhor Álbum do ano com trabalho “Dai a Cesar o que é de Cesar”. Já em 2024, conquistou o prêmio na categoria Álbum com “Ligações Estranhas”. 

Tasha & Tracie

Com mais de 1 milhão de ouvintes mensais nas plataformas de streaming, a dupla de juradas do reality show da Netflix, “Nova Cena”, vai cantar junto aos fãs capixabas hits como “Desce Licor”, “Diretoria” e “Salve”. Conhecidas por mesclar estilos musicais, elas vêm ganhado reconhecimento nacional e internacional e foram indicadas ao BET Hip Hop Awards em 2022 e 2023 na categoria de Melhor Flow Internacional.

Rodrigo do CN

O capixaba nascido em Viana, Rodrigo do CN é conhecido por sua expressiva audiência no Spotify (superior a 8 milhões de ouvintes mensais) e por seus sucessos “Noite Dos Perdidos” e “Joga Na Frequência”. Em 2024, foi indicado ao Prêmio Multishow na categoria “Funk do Ano” e é considerado um nome em ascensão no cenário nacional.

Boom Rap Festival

Line-up confirmado: Matuê, Orochi, MC IG, Veigh, Major RD, Oruan, Brandão, WIU, César MC, Rodrigo do CN e Tasha & Tracie

Quando: 7 de junho, sábado

Horário: a partir das 16h

Onde: Estádio Estadual Kleber José de Andrade. Rua Padre Anchieta, 2. Rio Branco, Cariacica

Ingressos: a partir de R$ 80 (meia-entrada)

Setores: Boom Rap, Área VIP e Red Zone

Venda: https://zig.tickets/eventos/boomrap-festival 

Classificação: 18 anos. Menores de idade +16 só terão a entrada autorizada se estiverem acompanhados pelo responsável legal.

Continue Lendo

Shows

10º Tendalab: baiana Josyara lança seu quarto trabalho no festival, em julho 

Artista vai apresentar o show do seu quarto álbum “AVIA”, que tem participação de Pitty e parceria com Liniker

Postado

em

Uma das artistas mais criativas e talentosas da cena musical brasileira, Josyara é mais um nome confirmado no line up da 10ª edição do Tendalab, evento gratuito que acontece nos dias 25 e 26 de julho, na cidade de Vitória.  A cantora, compositora e violonista apresentará o show do seu mais recente trabalho, Avia, que serálançado nesta sexta-feira (11), em todas as plataformas digitais. 

Josyara está ansiosa para apresentar as novas canções para o público capixaba na 10ª edição do TendaLab. “Show Avia está repleto de histórias de amor. Muito legal poder cantar tudo isso em Vitória, neste festival querido pela cidade. Tô animada pra voltar e mostrar as coisas novas.”  

Neste novo álbum, o violão único de Josyara continua sendo a base e o diferencial nos arranjos do trabalho, em que ela assina a produção musical em parceria com Rafael Ramos. O disco apresenta 10 faixas e traz parcerias da artista, nascida em Juazeiro, na Bahia, com Liniker (Peixe Coração), Pitty (Sobre Nós), Juliana Linhares (Eu Não Sou Prova de Amor) e Iara Rennó (Seiva); além quatro músicas assinadas somente pela artista: Corredeiras, que deu origem ao belíssimo videoclipe dirigido por Juh Almeida e já disponível nas plataformas; De Samba em SambaFesta Nada a Ver e Oasis (a duna e o vento), composição gravada com a participação do cantor Chico Chico.

Avia significa deixar correr, caminhar, despachar, adiantar, concluir. A escolha por esse nome para o disco sugere exatamente essa interpretação: seguir em frente, fazer acontecer”, comenta Josyara.

Completam o repertório, as releituras de Eu Gosto Assim, de Anelis Assumpção – lançada pela autora em 2014, no álbum Amigos Imaginários; e  Ensacado, composição de Cátia de França (em parceria com Sérgio Natureza) lançada em 1979, e que nesta nova gravação conta com os vocais de Pitty

No palco, além do seu violão, Josyara será acompanhada dos músicos Lucas Martins no baixo, Bruno Marques na bateria e Charles Tixier no samples e synth, além do seu próprio violão – com o qual ela ganhou o Prêmio WME Awards na categoria Melhor Instrumentista, em 2024. 

Com dois álbuns solo, Mansa Fúria (2018) e ÀdeusdarÁ (2022), o EP Mandiga Multiplicação (2024), em que releu as músicas do Timbalada;  além de  Estreite (2020), álbum em parceria com Giovani Cidreira, Avia afirma a identidade de Josyara como cantora, compositora, instrumentista e produtora musical, e reflete a riqueza e a diversidade de referências que integram seu repertório e a facilidade em transitar por todas as áreas: de letrista à arranjadora, de intérprete à violonista, sem perder a singularidade e a força de seu canto.

LINE UP 

Além de Josyara, o Festival TendaLab já anunciou dois nomes no line up da sua 10ª edição. O primeiro foi a cantora Liniker que traz para o evento o show da turnê do álbum CAJU, baseada no premiado álbum homônimo, um dos maiores sucessos de 2024. Na sequência, foi anunciado o cantor Ney Matogrosso, que sobe ao palco com o espetáculo Bloco na Rua, sucesso de público e crítica. 

FESTIVAL TENDALAB 

Com direção e curadoria da produtora cultural Lucia Caus, o Festival TendaLab comemora 10 anos em 2025. O evento tem como objetivo fomentar a música brasileira, potencializar a pluralidade de gêneros e promover o encontro do público com os diversos nomes e gerações de artistas da música feita no Brasil. O festival também é um espaço para os profissionais que produzem no Espírito Santo, mostrando a força da cena autoral do estado com profissionais que extrapolam as nossas fronteiras com seu talento, além de garantir a democratização do acesso aos bens culturais através da gratuidade.

Foto: Juh Almeida

Continue Lendo

Cultura

10º Tendalab: Ney Matogrosso é a nova atração confirmada do festival que acontece em julho 

Postado

em

Uma das vozes mais importantes da história da música brasileira, Ney Matogrosso é a nova atração confirmada no line up do 10º Tendalab, evento gratuito que acontece nos dias 25 e 26 de julho, em local que será divulgado em breve. O cantor traz para a capital capixaba o show Bloco na Rua, sucesso absoluto de público e crítica (além do Brasil, a turnê já desembarcou nos Estados Unidos, Inglaterra e Portugal) lotando teatros e casas de espetáculo por onde passa. 

Ney reúne um repertório com canções que fazem parte da sua história e músicas até então inéditas na sua voz. “Não é um show de sucessos meus, mas quis abrir mais para o meu repertório. Dessa vez eu misturei coisas que já gravei com repertório de outras pessoas”, explica o cantor, que é acompanhado por uma banda formada por Sacha Amback, na direção musical e teclados; Marcos Suzano, bateria e percussão; Felipe Roseno, na percussão; Dunga, no contrabaixo e vocal; Maurício Almeida, na guitarra e vocal; Aquiles Moraes, no trompete e flugelhorn; e Everson Moraes, no trombone.

set list abre com o clássico do capixaba Sérgio Sampaio, Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua, que inspirou o nome da turnê; a balada A Maçã, de Raul Seixas; Jardins da Babilônia, um dos clássicos de Rita Lee; além de uma das mais belas composições de Caetano Veloso, Como 2 e 2, que ganha uma versão delicada e intimista. 

Entre as canções que fazem parte da carreira de Ney estão O Beco, música do grupo Os Paralamas do Sucesso, gravada pelo artista no final da década de 1980; e Sangue Latino, sucesso dos Secos e Molhados, banda que Ney era o vocalista e que foi um fenômeno musical na década de 1970. Outro destaque do repertório são duas canções de Fagner, gravadas por Ney em parceria com o cantor e compositor cearense, em compacto lançado em 1975: Postal de Amor e Ponta do Lápis

Além da excelência na parte musical, Bloco na Rua é um trabalho visualmente exuberante. Os figurinos são uma criação exclusiva e feita sob medida pelo estilista Marcos Paulo. O artista visual Batman Zavareze assina o cenário, que conta com videografismo de Eduardo Souza e vídeos adicionais de Luiz Stein. A luz do espetáculo é assinada por Arthur Farinon e Juarez Farinon, com supervisão do próprio Ney. Um show para encantar olhos e ouvidos nos 10 anos do Festival TendaLab.

Liniker 

Conforme o Fica a Dica ES já havia noticiado anteriormente, a cantora Liniker foi a primeira atração confirmada do 10º TendaLab. A artista traz para o palco do festival o show da turnê do álbum CAJU, baseada no premiado álbum homônimo, um dos maiores sucessos de 2024. No repertório, canções como VELUDO MARROMFEBRE e TUDO, e sucessos dos trabalhos Índigo Borboleta Anil (2021), Goela Abaixo (2019) e Remonta (2016).

Festival TendaLab 

Com direção e curadoria da produtora cultural Lucia Caus, o Festival TendaLab comemora 10 anos em 2025. O evento tem como objetivo fomentar a música brasileira, potencializar a pluralidade de gêneros e promover o encontro do público com os diversos nomes e gerações de artistas da música feita no Brasil. O festival também é um espaço para os profissionais que produzem no Espírito Santo, mostrando a força da cena autoral do estado com profissionais que extrapolam as nossas fronteiras com seu talento, além de garantir a democratização do acesso aos bens culturais através da gratuidade.

Foto: Marcos Hermes

Continue Lendo

Vai Pocar