Junho é o mês do Orgulho LGBTQIAPN+. Em comemoração a data, que celebra os direitos e o respeito à diversidade sexual e de gênero, acontece a mostra Quatro Estações Espírito Santo Diverso, que propõe reflexões sobre a produção cinematográfica capixaba contemporânea, realizada por pessoas LGBTQIAPN+, e que tem a diversidade sexual como temática. A programação do pré-evento do 31º Festival de Cinema de Vitória acontece de 04 a 06 de junho de 2024, no Hub ES +, com formação, exibições de filmes, debates e o lançamento de uma publicação. A atividade é realizada com recursos do Funcultura, por meio do Edital de Seleção de Projetos no 015/2022 – Difusão Audiovisual, da Secretaria da Cultura (Secult), e conta com a realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.
O projeto Quatro Estações: Espírito Santo Diverso, parte da produção audiovisual capixaba para evidenciar e dar visibilidade à multiplicidade de temas propostos pela população LGBTQIAPN+. O ponto de partida são as Mostras Quatro Estações e Foco Capixaba, janelas do Festival de Cinema de Vitória que existem a quase 15 anos e são dedicadas, respectivamente, a filmes com a temática da diversidade sexual e a produções do Espírito Santo.
Dividida em duas exibições, a Sessão Quatro Estações tem a proposta de evidenciar a diversidade de narrativas e estéticas presentes nas produções selecionadas, potencializar discursos afirmativos em torno das questões da população LGBTQIAPN+ e expressar, por meio do audiovisual, as múltiplas identidades sexuais existentes.
A sessão irá exibir quatro curtas-metragens produzidos a partir dos anos 2010, no Espírito Santo, sempre a partir das 17h30. Na quarta-feira (05), serão exibidas as ficções Inabitáveis, de Anderson Bardot; e Ano Passado eu Morri, de Rodrigo de Oliveira. Na quinta-feira (06), será a vez do episódio da websérie documental Corpo Flor, de Izah Candido e Wan Viana, e do documentário Transvivo, de Tati Franklin.
Logo após as exibições, a plateia participa do bate-papo Mesas Cenas Diversas. O debate é uma oportunidade para que os realizadores e realizadoras, possam lançar reflexões sobre o recorte político-temático expresso em seus filmes. No primeiro dia de exibição, a conversa com Anderson Bardot e Rodrigo de Oliveira, será comandada pelo professor, curador e realizador Erly Vieira Jr. No segundo dia, a mestra em comunicação, roteirista e diretora Karol Mendes é quem media o encontro entre Izah Candido e Tati Franklin.
O documentário Transvivo, de Tati Franklin, também faz parte da programação da Sessão Quatro Estações. Foto Divulgação
LABORATÓRIO QUATRO ESTAÇÕES
As ações de formação são um dos pilares do Festival de Cinema de Vitória. Seguindo a tradição o projeto Quatro Estações: Espírito Santo Diverso realiza o Laboratório Quatro Estações, que acontece nos dias 04, 05 e 06 de junho, das 13 às 17 horas, na Sala Criativa, do Hub ES+. Comandada pelos cineastas e roteiristas Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, dupla com mais de 20 anos de atuação na área a frente da Mirabólica, a formação tem a proposta de auxiliar no desenvolvimento da escrita voltada para roteiros e aprimorar as habilidades de pessoas LGBTQIAPN+ que atuam ou desejam trabalhar na área audiovisual de forma amadora ou profissional.
As inscrições aconteceram no mês de maio, em formato online no site do 31º Festival de Cinema de Vitória, para pessoas LGBTQIAPN+ com idade mínima de 18 anos. A seleção foi por ordem de inscrição e as vagas estão esgotadas.
CATÁLOGO QUATRO ESTAÇÕES ESPÍRITO SANTO DIVERSO
O registro com a memória deste projeto está no Catálogo Quatro Estações Espírito Santo Diverso, que terá distribuição gratuita nos dois dias da Sessão Quatro Estações. A publicação impressa apresenta um perfil inédito de cada um dos realizadores, ficha técnica e a trajetória dos filmes selecionados pelos festivais. Outro destaque é o artigo Atrevid@s e Resistentes: Um Olhar Queer Sobre o Audiovisual e as Artes Capixabas, do pesquisador Erly Vieira Jr, que traça um panorama histórico da cena artística LGBTQIAPN+ no Espírito Santo.
O projeto Quatro Estações Espírito Santo Diverso é realizado com recursos do Funcultura, por meio do Edital de Seleção de Projetos no 015/2022 – Difusão Audiovisual, da Secretaria da Cultura (Secult). O evento conta com o apoio do Hub ES+ e a realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.
SERVIÇO
Quatro Estações Espírito Santo Diverso
Sessão Quatro Estações Quando: 05 e 06 de junho, às 17h30
Mesas Cenas Diversas Quando: 05 e 06 de junho, às 18h30
Lançamento do CatálogoQuatro Estações Espírito Santo Diverso
Quando: 05 e 06 de junho, às 17 horas
Laboratório Quatro Estações Quando: 04 a 06 de junho, das 13 às 17 horas (vagas esgotadas)
Local: Hub ES+, Praça Costa Pereira, 30, no Centro de Vitória
Toda programação é gratuita
SINOPSE DOS FILMES DA SESSÃO QUATRO ESTAÇÕES
Inabitáveis Anderson Bardot FIC, 25’, ES, 2020 Classificação indicativa: 14 anos
Elenco: Castiel Vitorino Brasileiro, Markus Konká, Lucciano Coelho, Mauro Marques e Gil Mendes Sinopse: Uma companhia contemporânea de dança está prestes a estrear Inabitáveis, o seu mais novo espetáculo que aborda como tema a homoafetividade negra. Paralelamente aos ensaios, o coreógrafo constrói uma amizade com Pedro, um jovem menino negro que não se identifica como menino.
Ano Passado Eu Morri
Rodrigo de Oliveira
FIC, 25’, ES, 2017
Classificação Indicativa: 12 anos
Elenco: Rodrigo de Oliveira, João Paulo Stein, Lorena Lima e Isabella Masiero Sinopse: A Rodrigo, o diretor deste filme, foram dados três meses de vida. Solitário diante da morte, o diretor procura Eduardo, seu primeiro namorado. Mas Eduardo não responde. Rodrigo e o Brasil talvez não tenham sobrevivido a 2016.
Transvivo Tati Franklin DOC, 30’, ES, 2017 Classificação indicativa: Livre
Elenco: Izah Candido Silva e Murilo Lopes Teixeira Sinopse:“Transvivo” é um documentário que acompanha as vivências de Izah e Murilo enquanto passam pelo processo de transição de gênero.
Corpo Flor EP1: Castiel Brasileiro – Arte, Sexualidade e Transgressão Izah Candido e Wanderson Viana DOC, 11’, ES, 2018
Classificação indicativa: Livre
Elenco: Castiel Vitorino Brasileiro
Sinopse: Corpo flor. A expressão tomada emprestada da artista Castiel Vitorino deu nome ao projeto audiovisual de Izah Candido e Wanderson Viana, que aborda temas como juventude, negritude e sexualidade. Como os corpos negros que fogem da normativa heterossexual dialogam com o mundo, em seu prazer e sua resistência contra uma estrutura de controle e subalternização.
Localizado em Itacibá, o espaço – que reúne lazer, gastronomia e comércio em um só lugar – terá apresentação do cantor Magioni, a partir das 12h
O Mercado de Cariacica, em Itacibá, é uma sugestão de atividade para fazer em família neste fim de semana. O espaço reúne lazer, gastronomia e comércio em um só lugar, oferecendo uma experiência diferenciada para moradores e visitantes. Para deixar a programação ainda melhor, neste sábado (19), vai rolar apresentação gratuita do cantor Magioni, a partir do meio-dia, com um repertório que mistura clássicos da MPB e do rock nacional.
O Mercado – que possui entrada gratuita – também conta com uma variedade de lojas e serviços. Por lá, o público encontra produtos para celular, artesanato, barbearia, doces, sorvetes, biscoitos, pastelaria, brinquedos para as crianças, e muito mais. Para completar a experiência, o local possui também um restaurante com uma deliciosa comida brasileira.
Para maior comodidade, há estacionamento no subsolo.
Confira os horários de funcionamento neste feriadão:
18 de abril (sexta-feira) – Fechado
19 de abril (sábado) – 9h às 20h
20 de abril (domingo) – 9h às 20h
21 de abril (segunda-feira) – Fechado
Endereço: Rodovia Governador José Sette, 1540, Itacibá – Cariacica
O ritmo contagiante do samba vai embalar o fim de semana no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra. Nos dias 12 e 13 de abril, a 5ª edição do Samba na Varanda promete transformar a Varanda do Piso L3 em um verdadeiro ponto de encontro para quem curte boa música, com shows gratuitos, gastronomia variada e um espaço especial dedicado às crianças.
A programação musical valoriza a cena regional com quatro bandas capixabas, conhecidas por levar alegria e muito samba aos palcos do Espírito Santo. No sábado (12), quem abre os trabalhos é a Prefixo 27, banda que mistura clássicos do samba com releituras animadas e promete um clima de roda de samba das boas, a partir das 17h. Logo depois, às 20h, o palco será do Grupo Curtição, com um repertório recheado de pagodes românticos e sucessos que marcaram época.
No domingo (13), o som continua com o grupo Samba HD, conhecido pelas interpretações modernas e cheias de energia, das 17h às 19h. Fechando o evento, às 20h, a festa fica por conta da animada Pele Morena, banda que já é referência no pagode capixaba e garante um show de encerramento cheio de hits e interação com o público.
Banda Pele Morena
Além dos shows, o evento conta com uma área gastronômica diversificada, com cervejas artesanais, drinks autorais, comidinhas e pratos especiais. Para os pequenos, um espaço kids com atividades recreativas garante a diversão enquanto os pais aproveitam. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar o ingresso antecipadamente através do link: https://sacavalcante2024.crmall.com/inscricao-evento/7
“O Samba na Varanda é um evento pensado para todas as idades. É a oportunidade perfeita para curtir boa música, encontrar amigos e aproveitar a atmosfera descontraída do shopping”, destaca Patricia Bonomo, coordenadora de marketing do Shopping Montserrat.
5ª edição do Samba na Varanda
Quando: 12 e 13 de abril
Horário: das 15h às 22h
Local: Varanda do Piso L3 – Shopping Montserrat, Serra (ES)
Nos dias 12 e 13 de abril, o Palácio da Cultura Sônia Cabral será palco de uma das histórias de amor mais impactantes do teatro: Bent. A peça, escrita em 1979 pelo britânico-americano Martin Sherman, retrata a perseguição aos homossexuais durante o regime nazista na Alemanha, trazendo à tona um capítulo sombrio da história mundial e o improvável amor que surge entre dois prisioneiros em um campo de concentração.
A montagem brasileira de Bent conta com direção de Luiz Furlanetto e produção de Hermes Frederico. O elenco é formado por Daniel Dalcin, San Lima, Pedro Marquez, Antonio Rockenbach, Guilherme Ricardo e convidados especiais.
A obra não apenas emociona, mas também provoca reflexões sobre os direitos humanos e a intolerância. No Brasil, a peça ganha relevância ainda maior diante do crescente clima de intolerância e violência contra a comunidade LGBTQIAPN+.
O título da peça, Bent, é uma gíria europeia usada para se referir a homossexuais e, ao longo dos anos, a obra ajudou a ampliar o entendimento sobre a perseguição à comunidade LGBTQIAPN+ durante o período nazista. Em sua estreia na Broadway, a peça foi interpretada por Richard Gere e, desde então, tem sido premiada em todos os países onde foi apresentada, tornando-se um símbolo de resistência contra o preconceito.
José Celso Cavalieri, produtor local da peça, afirma que assistiu a montagem no Rio de Janeiro e ficou impactado com a forma como a história de Bent é retratada. “Estou muito feliz em receber essa peça aqui em Vitória, tenho certeza de que o público capixaba, assim como eu, vai se emocionar com esse elenco primoroso”.
O elenco
Daniel Dalcin, que dá vida ao personagem Max, vai integrar o elenco da nova novela bíblica da Record, “Paulo, o Apóstolo”. Ele também participou das novelas “Êta mundo bom”, “Lado a Lado” e “Insensato Coração”, na Rede Globo, e “Gêneses”, na TV Record. Protagonizou “Malhação”, em 2009, e as duas temporadas do seriado “Bicicleta & Melancia”, no Multishow. No teatro, esteve em espetáculos como “Auto da Compadecida” e “Anjo do Apocalipse”.
Já San Lima, que interpreta Horst, participou de projetos no audiovisual como “Até onde ela vai (Univervideo), as novelas “Cara e Coragem” e “Travessia”, na Rede Globo, além de peças de teatro, como “A Herança”, com direção de Zé Henrique de Paula, “Sádico”, dirigido por Gabriel S e Hoje é dia de rock, dirigido por Cesar Augusto.
‘Bent’ com San Lima e Daniel Dalcin
Quando: 12 de abril (sábado), às 20 horas, e 13 de abril (domingo), às 18 horas
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral – Praça João Clímaco, s/n – Centro, Vitória.