Matias Brotas estreia na ArPa 2024 reunindo obras inéditas de três artistas do circuito nacional e internacional da arte contemporânea
Comemorando 18 anos, a galeria capixaba participa pela primeira vez da feira, que acontece de 26 a 30 de junho, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, com obras dos artistas José Bechara, Arthur Arnold e Adrianna EU, com curadoria de Agnaldo Farias
A galeria Matias Brotas estreia na ArPa, um dos eventos mais aguardados do cenário artístico brasileiro, conectando artistas, galerias e colecionadores em um ambiente que celebra a pluralidade e excelência da arte contemporânea de forma multifacetada, e que acontece de 26 a 30 de junho, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.
A participação da galeria no evento marca um importante momento de celebração dos 18 anos da Matias Brotas. Momento esse em que a galeria se expande cada vez mais no mercado nacional, já que hoje tem 40% do seu faturamento vindo de outros estados. “Cientes da necessidade de ampliação territorial e da importância de apresentar nosso trabalho para além do Espírito Santo, estaremos mais uma vez participando de uma grande feira, dessa vez pela primeira vez marcando presença na ArPa – uma feira de arte múltipla, participativa e plural, que além de ser uma plataforma única para conectar artistas e galerias com colecionadores, desempenha um papel fundamental no fortalecimento e expansão do movimento artístico no Brasil, tendo sido reconhecida como um epicentro de descobertas artísticas.”, explica Lara Brotas, co-fundadora e diretora de projetos da Matias Brotas.
Em sua 3ª edição, a ArPa tem uma proposta curatorial expográfica diferenciada, criando espaços para pensar a experiência no estande. Por isso, com curadoria do crítico de arte Agnaldo Farias, a Matias Brotas apresentará obras dos artistas Adrianna Eu, Arthur Arnould e José Bechara, artistas brasileiros representados pela galeria que circulam pelo cenário nacional e internacional da arte contemporânea. Como disse Agnaldo: “São três artistas, três vozes, três maneiras de abordar o mundo”.
Um dos destaques no estande será uma obra exclusiva do artista José Bechara, uma parceria inédita da Matias Brotas com a Brasigan, empresa capixaba referência em rochas. O artista apresenta uma escultura inédita pautada na instabilidade, um paralelepípedo de mármore branco de bordas ásperas com uma semiesfera escavada na sua face superior, ao lado de uma esfera da mesma matéria cujo diâmetro é levemente maior, ou seja, não se encaixa onde talvez ela poderia repousar. “O que me projetou na direção desse trabalho era essa ideia das impossibilidades de todos, que a gente tem que lidar no dia a dia da vida. Essa oscilação entre o que dá certo e o que dá errado, entre o que se completa e o que não se completará nunca. Isso que a obra contém”, explica Bechara.
Arthur Arnold – Sábado à Tarde, 2024 – ArPa – Estande Matias BrotasJosé Bechara – série “Dancing in my Room”, 2022 – ArPa – Estande Matias BrotasADRIANNA EU – 35cm de tempo, 2024 – ArPa 2024 – Estande Matias BrotasAdrianna EU – As inúteis, 2015 – ArPa 2024 – Estande Matias BrotasArthur Arnold – Ceia de memórias cristalizadas, 2024 – ArPa – Estande Matias Brotas
Uma curadoria de obras da artista carioca Adrianna EU também promete emocionar e aguçar os olhares e reflexões de quem visitar o estande da Matias Brotas. Adrianna ficou conhecida pelo uso de linhas, sanguíneas, emaranhadas em rolos mais ou menos embaraçados, em alguns casos estiradas e pendendo do furo de agulhas, de pequenas a agigantadas.
Segundo o curador Agnaldo Farias, o foco do trabalho da artista recai sobre as artes visuais e o leitor deve ter em mente que ela trafega pela literatura com igual desenvoltura. “Será preciso ressaltar a alusão ao cordão umbilical, à conexão mantida entre a mãe e o feto, quando este está colado e depois encaixado no calor do útero, casa primeira com suas paredes de carne e sangue? E o que dizer da costura, desse exercício superior fundado no estabelecimento de contato, na união de partes disjuntas, daquilo que trazemos para junto de nós, porque nos falta, porque sem essas partes ainda somos mais inconclusos”, explica Agnaldo.
Já as obras do artista Arthur Arnold será um convite para contemplar as nuances da experiência humana em meio à coletividade, explorando tanto suas belezas quanto seus perigos. Seu trabalho se destaca pela exploração da relação entre o indivíduo e a identidade coletiva. Em sua jornada artística, ele mergulha nas complexidades da paisagem humana formada pelas multidões, onde as características individuais se diluem e se distorcem. Através da pintura, Arthur reflete sobre os efeitos da inserção do indivíduo no contexto das massas, independentemente das motivações por trás de cada agrupamento.
18 anos Matias Brotas
Ao longo de sua história, a Matias Brotas já realizou diversas exposições individuais e coletivas, participou de feiras nacionais e internacionais de arte. Sem falar no trabalho constante de formação de público realizando mais de 20 cursos de arte, viagens de imersão para destinos como Inhotim (MG), Usina de Arte (Recife) e até Bienal de Veneza. Recebeu também mais de 5 mil crianças através do seu projeto ArteCria, e contribui constantemente para a formação de coleções privadas e públicas no Espírito Santo e pelo Brasil. “Nos 18 anos da galeria, um dos nossos esforços sempre foi criar novas experiências para o colecionador, expandindo nossas relações para além das feiras, visitando ateliês, promovendo conversas entre críticos, curadores e artistas. Além de projetos especiais de formação de público, inclusive desde a infância. E é nesse propósito que continuaremos nosso trabalho, não só com ações no Espírito Santo e outros estados, como também expandindo para o mercado internacional”, explica Lara Brotas.
Localizado em Itacibá, o espaço – que reúne lazer, gastronomia e comércio em um só lugar – terá apresentação do cantor Magioni, a partir das 12h
O Mercado de Cariacica, em Itacibá, é uma sugestão de atividade para fazer em família neste fim de semana. O espaço reúne lazer, gastronomia e comércio em um só lugar, oferecendo uma experiência diferenciada para moradores e visitantes. Para deixar a programação ainda melhor, neste sábado (19), vai rolar apresentação gratuita do cantor Magioni, a partir do meio-dia, com um repertório que mistura clássicos da MPB e do rock nacional.
O Mercado – que possui entrada gratuita – também conta com uma variedade de lojas e serviços. Por lá, o público encontra produtos para celular, artesanato, barbearia, doces, sorvetes, biscoitos, pastelaria, brinquedos para as crianças, e muito mais. Para completar a experiência, o local possui também um restaurante com uma deliciosa comida brasileira.
Para maior comodidade, há estacionamento no subsolo.
Confira os horários de funcionamento neste feriadão:
18 de abril (sexta-feira) – Fechado
19 de abril (sábado) – 9h às 20h
20 de abril (domingo) – 9h às 20h
21 de abril (segunda-feira) – Fechado
Endereço: Rodovia Governador José Sette, 1540, Itacibá – Cariacica
O ritmo contagiante do samba vai embalar o fim de semana no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra. Nos dias 12 e 13 de abril, a 5ª edição do Samba na Varanda promete transformar a Varanda do Piso L3 em um verdadeiro ponto de encontro para quem curte boa música, com shows gratuitos, gastronomia variada e um espaço especial dedicado às crianças.
A programação musical valoriza a cena regional com quatro bandas capixabas, conhecidas por levar alegria e muito samba aos palcos do Espírito Santo. No sábado (12), quem abre os trabalhos é a Prefixo 27, banda que mistura clássicos do samba com releituras animadas e promete um clima de roda de samba das boas, a partir das 17h. Logo depois, às 20h, o palco será do Grupo Curtição, com um repertório recheado de pagodes românticos e sucessos que marcaram época.
No domingo (13), o som continua com o grupo Samba HD, conhecido pelas interpretações modernas e cheias de energia, das 17h às 19h. Fechando o evento, às 20h, a festa fica por conta da animada Pele Morena, banda que já é referência no pagode capixaba e garante um show de encerramento cheio de hits e interação com o público.
Banda Pele Morena
Além dos shows, o evento conta com uma área gastronômica diversificada, com cervejas artesanais, drinks autorais, comidinhas e pratos especiais. Para os pequenos, um espaço kids com atividades recreativas garante a diversão enquanto os pais aproveitam. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar o ingresso antecipadamente através do link: https://sacavalcante2024.crmall.com/inscricao-evento/7
“O Samba na Varanda é um evento pensado para todas as idades. É a oportunidade perfeita para curtir boa música, encontrar amigos e aproveitar a atmosfera descontraída do shopping”, destaca Patricia Bonomo, coordenadora de marketing do Shopping Montserrat.
5ª edição do Samba na Varanda
Quando: 12 e 13 de abril
Horário: das 15h às 22h
Local: Varanda do Piso L3 – Shopping Montserrat, Serra (ES)
Nos dias 12 e 13 de abril, o Palácio da Cultura Sônia Cabral será palco de uma das histórias de amor mais impactantes do teatro: Bent. A peça, escrita em 1979 pelo britânico-americano Martin Sherman, retrata a perseguição aos homossexuais durante o regime nazista na Alemanha, trazendo à tona um capítulo sombrio da história mundial e o improvável amor que surge entre dois prisioneiros em um campo de concentração.
A montagem brasileira de Bent conta com direção de Luiz Furlanetto e produção de Hermes Frederico. O elenco é formado por Daniel Dalcin, San Lima, Pedro Marquez, Antonio Rockenbach, Guilherme Ricardo e convidados especiais.
A obra não apenas emociona, mas também provoca reflexões sobre os direitos humanos e a intolerância. No Brasil, a peça ganha relevância ainda maior diante do crescente clima de intolerância e violência contra a comunidade LGBTQIAPN+.
O título da peça, Bent, é uma gíria europeia usada para se referir a homossexuais e, ao longo dos anos, a obra ajudou a ampliar o entendimento sobre a perseguição à comunidade LGBTQIAPN+ durante o período nazista. Em sua estreia na Broadway, a peça foi interpretada por Richard Gere e, desde então, tem sido premiada em todos os países onde foi apresentada, tornando-se um símbolo de resistência contra o preconceito.
José Celso Cavalieri, produtor local da peça, afirma que assistiu a montagem no Rio de Janeiro e ficou impactado com a forma como a história de Bent é retratada. “Estou muito feliz em receber essa peça aqui em Vitória, tenho certeza de que o público capixaba, assim como eu, vai se emocionar com esse elenco primoroso”.
O elenco
Daniel Dalcin, que dá vida ao personagem Max, vai integrar o elenco da nova novela bíblica da Record, “Paulo, o Apóstolo”. Ele também participou das novelas “Êta mundo bom”, “Lado a Lado” e “Insensato Coração”, na Rede Globo, e “Gêneses”, na TV Record. Protagonizou “Malhação”, em 2009, e as duas temporadas do seriado “Bicicleta & Melancia”, no Multishow. No teatro, esteve em espetáculos como “Auto da Compadecida” e “Anjo do Apocalipse”.
Já San Lima, que interpreta Horst, participou de projetos no audiovisual como “Até onde ela vai (Univervideo), as novelas “Cara e Coragem” e “Travessia”, na Rede Globo, além de peças de teatro, como “A Herança”, com direção de Zé Henrique de Paula, “Sádico”, dirigido por Gabriel S e Hoje é dia de rock, dirigido por Cesar Augusto.
‘Bent’ com San Lima e Daniel Dalcin
Quando: 12 de abril (sábado), às 20 horas, e 13 de abril (domingo), às 18 horas
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral – Praça João Clímaco, s/n – Centro, Vitória.