8º Festival da Moqueca Capixaba começa nesta quinta (05) em Anchieta
Com programação extensa e receitas diversas do tradicional prato da gastronomia capixaba, evento segue até o domingo, dia 08 de setembro, no Balneário de Castelhanos
Moqueca no hot dog, na comida japonesa e até mesmo receita da delícia em formato vegano. Entre os dias 05 e 08 de setembro, acontece o 8º Festival da Moqueca Capixaba, que contará com diversas opções do prato mais emblemático da gastronomia do Estado em Anchieta, no litoral Sul, no Balneário de Castelhanos. Com uma programação extensa, o evento carrega a marca de produzir a maior moqueca em panela de barro do mundo, que este ano será preparada com mais de 600 kg de ingredientes.
A entrada do evento e todas as suas atividades são gratuitas. Já a aquisição da panelinha de barro para o Moquecão, que é preparado no terceiro dia do Festival, pode ser realizada através do WhatsApp (27) 98888-3593 e também na portaria do pavilhão.
Um dos destaques será o estande de comida oriental do Taiyou Sushi, de Fábio de Almeida. Ele explica que essa é uma forma que ele encontrou para homenagear o tema do festival. “Há três anos participamos do evento e o público sempre nos recebe muito bem! Trabalhamos com uma variedade de comidas orientais, claro, sempre associado à estrela do Festival: a moqueca. Desde o yakisoba de camarão, o rolinho de salmão até o sushi, todos ficam curiosos para conhecer esses pratos diferenciados”, explica.
Outro prato que promete chamar a atenção dos visitantes é o hot dog de moqueca. A cozinheira Juliana Romanha explica que apesar de ser sua segunda participação no festival, essa é a primeira vez que vai levar o prato. Segundo Juliana, que é dona de um carrinho de lanches, os moradores da região ficaram muito curiosos com a novidade. “Todos me perguntam sobre, até mesmo quando estou andando na rua. Estamos preparando um recheio de hot dog utilizando frutos do mar, claro, sem espinhos. Não vejo a hora das pessoas poderem provar”, conta.
Já Sebastião da Silva, que participa do festival desde o primeiro ano, notou que existia uma demanda que não estava sendo cumprida e decidiu criar então a moqueca vegana. “Esse é o meu terceiro ano levando a moqueca vegana para o Festival. No início as pessoas tinham receio, mas depois que provaram, acabaram acreditando na qualidade do produto. A recepção é ótima”, revela.
Segundo Néia Dalbon Porto, presidente da Associação Castelhanos em Ação, realizadora do evento, o Balneário de Castelhanos é conhecido pela beleza, mas com o Festival, os visitantes poderão conhecer os sabores locais. “Essa é uma forma de valorizar e estimular o comércio, restaurantes e meios de hospedagem locais, ativando a economia nos períodos de baixa temporada”, explica.
O Festival
Contando com a participação de cinco restaurantes no pavilhão gastronômico, além de quiosques e restaurantes ao longo do balneário, o festival possibilita ao público provar várias opções de moquecas. Com ou sem camarão, moqueca servida com talharim caseiro (que substitui o arroz) e até mesmo moqueca vegana. Além do prato protagonista, o festival reunirá ainda outros pratos com peixes, frutos do mar e carnes.
Um dos grandes destaques desta 8º edição do Festival da Moqueca de Castelhanos é a Trilha Sensorial da Moqueca Capixaba. A trilha por onde o público poderá passear conta com vários recursos sensoriais, contará a história da panela de barro, passando pela ascendência indígena da moqueca, o uso do óleo de urucum e o saber do ofício das Paneleiras de Goiabeiras, até chegar a Anchieta, Capital Estadual da Moqueca.
O festival também conta com um espaço kids completo e muita diversão para a criançada. O visitante poderá adquirir ainda moda praia, ou seja, biquíni e acessórios, além de diversos tipos de artesanato, desde bijuterias, peças de escama de peixe até móveis rústicos. Com o apoio da Secretaria Estadual das Mulheres, também será montada a estrutura “Espaço da Mulher”. O local que tem como objetivo proporcionar acolhimento, disponibilizará oficinas de artesanato, tratamentos estéticos e massagens.
O evento é uma realização da Associação Comercial Castelhanos em Ação com a organização do Clube Capixaba e apoio da prefeitura de Anchieta, Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e Governo do Espírito Santo. Os pratos do festival e as ofertas no comércio local permanecem nos estabelecimentos participantes em todo o balneário até o dia 30 de setembro, Dia Estadual da Moqueca Capixaba.
Preparação do moquecão, a maior moqueca em panela de barro do mundo, será no sábado. Foto: Divulgação
Programação
A programação será dividida em dois momentos. Na quinta e na sexta-feira, dias 5 e 6 de setembro, haverá ações voltadas para as escolas da região, recebendo estudantes para atividades pedagógicas pela manhã e à tarde, recebendo a presença da Combiousa, kombi de poesias que percorre o Estado com atividades formativas, e o IEMA, com ações de educação ambiental. Durante a noite, o pavilhão abre ao público com estandes de alimentação e agroindústrias, além de apresentação de shows musicais e aula-shows de gastronomia.
Na quinta-feira (05), estreia o filme de animação feito pelos alunos da Escola Municipal Alcides Ceccon às 14h. O Grupo Folclórico Português “Os Brandarinos” se apresenta às 19h. Logo em seguida o cantor Gustavo Ribeiro faz a sua apresentação às 21h. Já na sexta-feira (06), Gardênia Marques sobe ao palco para apresentar o Projeto Capixabices – uma homenagem aos artistas capixabas. A noite será encerrada com um show do Trio Maracá às 22h.
No sábado e no domingo, dias 7 e 8, o festival recebe uma programação especial, voltada para os turistas e visitantes. A partir das 10h da manhã do sábado começa a preparação do moquecão, a maior moqueca em panela de barro do mundo. O moquecão é realizado em conjunto por vários cozinheiros e motoqueiros do balneário. O prato leva cerca de 600 kg de ingredientes. Quando pronta, a moqueca é servida em panelinhas de barro – que são souvenirs colecionáveis. O almoço é servido ao som de Ananda e Vanessa. Durante a tarde, o Pavilhão recebe aula show kids de tintura de urucum com a indígena Dona Zilma e o Moquecão Cultural, um grande encontro dos grupos de cultura popular de Anchieta, com o Jaraguá, a Dança Italiana Nonna Adélia e a Dança do Café, todos de Anchieta, e o boi pintadinho Boi Tornado, de Muqui.
A programação segue durante a noite com shows e outras atividades que se estendem durante o fim de semana até domingo à noite. No sábado (07), Lore Dalvi domina o palco às 20h. Às 22h a Banda Som e Cia realizará uma apresentação para agitar o público. No último dia do evento, Charlin Vieira se apresenta às 12h e Gabriel Rezzende sobe no palco às 16h para encerrar as apresentações do festival.
Festival da Moqueca Capixaba
Quando: 5 a 8 de setembro
Local: Balneário de Castelhanos, Anchieta
Endereço: Avenida Beira Mar, Praia de Castelhanos.
Confira a programação completa!
Dia 5
8h às 17h – Atividades de Educação Ambiental com o IEMA e Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta; Visitas à Trilha da Moqueca e Mostra de Filmes Combiousa
13h30 – Pré estreia do filme de animação da oficina Moqueca Animada na Escola
16h às 19h – Oficina de Panela de Barro com Paneleiras de Goiabeiras
19h às 21h – Apresentação Cultural com Os Brandarinos
21h às 23h – Show com Gustavo Ribeiro
Dia 6
8h às 16h – Atividades de Educação Ambiental com o IEMA e Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta; Visitas à Trilha da Moqueca e Mostra de Filmes Combiousa
16h às 19h – Oficina de Panela de Barro com Paneleiras de Goiabeiras
17h às 18h – Encontro Clube Capixaba
19h às 20h – Preparo do Moquecão
20h às 22h – Show com Gardênia Marques – Projeto Capixabices
22h à 00h – Show com Trio Maracá
Dia 7
8h às 10h – Caminhada “No Cheiro da Moqueca”
10h às 12h – Preparo do Moquecão
12h as 14h – Show com Ananda e Vanessa: Show Sorte
14h às 15h – Aula Show Kids de Óleo de Urucum: Chef Indígena Dona Zilma
Para quem aprecia descobrir novos sabores, experimentar rótulos regionais e celebrar encontros com uma boa pilsen gelada na mão, vem aí uma novidade. O Grupo Coroa lança, no dia 15 de dezembro, a Coroa Beer, sua nova pilsen puro malte produzida na fábrica da Cervejaria Teresense, em Santa Teresa. O rótulo nasce com a proposta de atender ao público que busca puro malte com perfil alinhado ao paladar do Espírito Santo.
A Coroa Beer chega ao mercado em garrafas de 600 ml, distribuída nos principais supermercados do Estado. O produto estará disponível para os consumidores logo após o lançamento.
A receita da pilsen foi desenvolvida de forma colaborativa e reúne décadas de experiência na produção cervejeira nacional e regional. O objetivo é oferecer uma opção com características adaptadas ao gosto do consumidor capixaba, combinando método técnico de produção e fabricação local.
Para o sócio-proprietário do Grupo Coroa, Ademar Bragatto, o lançamento concretiza um projeto antigo da empresa. “A entrada no mercado cervejeiro sempre foi um desejo nosso. A Coroa já é sinônimo de tradição e sabor entre os capixabas e agora queremos expandir essa experiência com uma cerveja que representa a essência do nosso grupo. Como apreciador de cerveja, acompanhei de perto todas as etapas do desenvolvimento do novo produto”, afirma.
A marca destaca que a aposta no segmento considera um público cada vez mais exigente e atento à procedência. A Coroa Beer nasce a partir dessa leitura — valorizando qualidade, identidade regional e um estilo de consumo que cresce no Espírito Santo.
Música ao vivo vai agitar os dias de Jacaraípe Gourmet. Confira as atrações do festival gastronômico!
Com nomes da cena capixaba, o evento leva cultura, diversão e gastronomia de ponta a 17 estabelecimentos do balneário de Jacaraípe, na Serra, de 14 a 16 e 21 a 23 de novembro
Além dos pratos exclusivos e experiências gastronômicas, o 1º Jacaraípe Gourmet, que começa neste final de semana, vai embalar o público com uma programação musical diversificada, espalhada pelos 17 estabelecimentos participantes. O festival, que acontece de 14 a 16 e 21 a 23 de novembro, será ponto de encontro para quem valoriza a boa culinária, cultura e o clima leve do balneário.
Com estilos que vão do MPB ao pop, artistas capixabas se apresentam de forma intimista em cada estabelecimento, garantindo uma trilha sonora especial para acompanhar as criações do festival: pratos à base de frutos do mar e as sobremesas de dar água na boca.
Rômulo Tertúlia se apresenta no sábado (15), no Catuá Restaurante
A abertura do festival acontece no dia 14 de novembro com nomes como Zelão e Marcinho, Wesley Silva, Suzi Martins e Kako Tovar, Marcos Bifão e Luiz Massa dando início à festa de sabores e sons.
No sábado, feriado de 15 de novembro, é a vez de Márcio Gabriel e Sanfoneiro, Suzi Martins e Banda Du Luar, além de outros nomes, animarem os principais pontos do roteiro.
Já no segundo fim de semana, entre 21 e 23 de novembro, o público vai poder conferir shows de Cris Hitz, Som de Dois, Elbinho Sanes, Aru Dias, Anderson Januário e do saxofonista Flávio Paiva, que encerra o festival com apresentação.
O Festival Jacaraípe Gourmet
O balneário de Jacaraípe se prepara para receber a 1ª edição do Jacaraípe Gourmet, festival que vai transformar o destino em um roteiro de sabores, experiências e boa música. O evento acontece nos fins de semana de 14 a 16 e 21 a 23 de novembro, reunindo 17 estabelecimentos locais em uma celebração à gastronomia, reunindo restaurantes, docerias e sorveteria, com opções a partir de R$ 15.
Cada estabelecimento participante criou uma receita exclusiva especialmente para o festival. Há opções individuais e também para compartilhar. Uma outra novidade é o Bustour gastronômico, um passeio gratuito pelos restaurantes, com paradas de cinco minutos em cada local e um guia apresentando curiosidades sobre a região, os pratos e os pontos turísticos de Jacaraípe.
O Jacaraípe Gourmet é uma realização da ACEBAJ (Associação Comercial do Balneário de Jacaraípe), em parceria com o Instituto Panela de Barro e o Sebrae-ES.
Marcos Bifão se apresenta na sexta (14), na Cabana do Luiz
Confira a programação musical completa do 1º Jacaraípe Gourmet
14 de novembro (Sexta-feira)
Estabelecimento: Pizzaria Surf
Cantor: Zelão e Marcinho
Horário: 20h às 23h30
–
Estabelecimento: Beach’s Gastrobar
Cantor: Wesley Silva
Horário: 19h30 às 22h30
–
Estabelecimento: Restaurante Berro D’água
Cantor: Suzi Martins e Kako Tovar
Horário: 19h às 22h
–
Estabelecimento: Cabana do Luiz
Cantor: Marcos Bifão
Horário: 20h30 às 00h
–
Estabelecimento: Tatah Doceria
Cantor: Giumar Gomes
Horário: 18h30 às 22h
–
Estabelecimento: Catuá Restaurante
Cantor: Luiz Massa
Horário: a partir das 19h
–
Estabelecimento: Dona Nete
Cantor: Rogério Guimarães
Horário: a partir das 19h
15 de novembro (Sábado)
Estabelecimento: Encontro Pizzaria
Cantor: Banda Du Luar
Horário: 20h às 23h30
–
Estabelecimento: Bar do Mineiro
Cantor: Márcio Gabriel e Sanfoneiro
Horário: 17h às 21h
–
Estabelecimento: Beach’s Gastrobar
Cantor: Cris Hitz
Horário: 19h30 às 22h30
–
Estabelecimento: Restaurante Rei do marisco
Cantor: Suzi Martins
Horário: 11h às 17h
–
Estabelecimento: Cabana do Luiz
Cantor: Dary e Dorcas
Horário: 20h30 às 00h
–
Estabelecimento: Sargo Restaurante
Cantor: Sergio Silva
Horário: 19h às 22h
–
Estabelecimento: Dona Nete
Cantor: Rogério Guimarães
Horário: a partir das 19h
–
Estabelecimento: Catuá Restaurante
Cantor: Rômulo Tertúlia
Horário: a partir das 19h
21 de novembro (Sexta-feira)
Estabelecimento: Pizzaria Surf
Cantor: Alairson Costa
Horário: 20h às 23h30
–
Estabelecimento: Beach’s Gastrobar
Cantor: Som de Dois
Horário: 19h30 às 22h30
–
Estabelecimento: Recanto Miramar
Cantor: Elbinho Sanes
Horário: 19h às 22h
–
Estabelecimento: Cabana do Luiz
Cantor: Banda 7+
Horário: 20h30 às 00h
–
Estabelecimento: Catuá Restaurante
Cantor: Cris Hitz
Horário: a partir das 19h
22 de novembro (Sábado)
Estabelecimento: Restaurante Delicias do Coco
Cantor: Anderson Januário
Horário: 11h às 15h
–
Estabelecimento: Beach’s Gastrobar
Cantor: Átila Rocha
Horário: 19h30 às 22h30
–
Estabelecimento: Cabana do Luiz
Cantor: Aru Dias
Horário: 20h30 às 0h
–
Estabelecimento: Sargo Restaurante
Cantor: Sergio Silva
Horário: 19h às 22h
–
Estabelecimento: Tatah Doceria
Cantor: Giumar Gomes
Horário: 16h30 às 20h
–
Estabelecimento: Catuá Restaurante
Cantor: Alairson
Horário: a partir das 19h
23 de novembro (Domingo)
Estabelecimento: Restaurante Santuzzi
Cantor: Flávio Paiva (saxofonista)
Horário: 11h às 14h30
1º Jacaraípe Gourmet
Quando: de 14 a 16 e 21 a 23 de novembro
Local: diversos restaurantes de Jacaraípe, na Serra
O Parque das Castanheiras, na Praia da Costa, em Vila Velha, acaba de ganhar um novo reduto gastronômico e cervejeiro. Já conhecida do grande público, a Bigstep promete ser um novo ponto de encontro para os apreciadores de boa gastronomia e cervejas artesanais, oferecendo 10 estilos de chopes de fabricação própria, além de bar de drinks, carta de vinhos e uma cozinha especializada em carnes especiais preparadas na parrilla.
No novo point, o público vai encontrar os últimos lançamentos da cervejaria, como a Witbier com tangerina – em collab com a banda Macucos – e a Session Hazy IPA, aposta para o próximo verão. Famosa por participar de grandes eventos e festivais, além de ter realizado seu próprio festival com grandes nomes nacionais, incluindo Paralamas do Sucesso e Raimundos, a Bigstep também possui uma loja dentro do Hortomercado na Enseada do Suá, em Vitória.
A parte gastronômica do empreendimento tem assinatura do restaurante Vila BBQ, famoso em Jardim Camburi (Vitória). No cardápio, o destaque vai para o filé ao molho Demi Glace e a porção de fritas com cupim defumado desfiado.
“A cervejaria completa nove anos em novembro e a nova casa marca essa grande comemoração. Não é fácil empreender e temos que comemorar cada avanço e crescimento”, diz Gustavo Maio, sócio da cervejaria Bigstep.
Cervejaria Bigstep
Horários de Funcionamento: Terça a Quinta – 18h às 23h30 | Sexta – 17h às 00h | Sábado e Domingo – 11h às 00h
Endereço: Rua Rio Branco, 147 – Castanheiras, Vila Velha