Conecte

Gastronomia

8º Festival da Moqueca Capixaba começa nesta quinta (05) em Anchieta

Com programação extensa e receitas diversas do tradicional prato da gastronomia capixaba, evento segue até o domingo, dia 08 de setembro, no Balneário de Castelhanos

Postado

em

Moqueca no hot dog, na comida japonesa e até mesmo receita da delícia em formato vegano. Entre os dias 05 e 08 de setembro, acontece o 8º Festival da Moqueca Capixaba, que contará com diversas opções do prato mais emblemático da gastronomia do Estado em Anchieta, no litoral Sul, no Balneário de Castelhanos. Com uma programação extensa, o evento carrega a marca de produzir a maior moqueca em panela de barro do mundo, que este ano será preparada com mais de 600 kg de ingredientes.

A entrada do evento e todas as suas atividades são gratuitas. Já a aquisição da panelinha de barro para o Moquecão, que é preparado no terceiro dia do Festival, pode ser realizada através do WhatsApp (27) 98888-3593 e também na portaria do pavilhão.

Um dos destaques será o estande de comida oriental do Taiyou Sushi, de Fábio de Almeida. Ele explica que essa é uma forma que ele encontrou para homenagear o tema do festival. “Há três anos participamos do evento e o público sempre nos recebe muito bem! Trabalhamos com uma variedade de comidas orientais, claro, sempre associado à estrela do Festival: a moqueca. Desde o yakisoba de camarão, o rolinho de salmão até o sushi, todos ficam curiosos para conhecer esses pratos diferenciados”, explica.

Outro prato que promete chamar a atenção dos visitantes é o hot dog de moqueca. A cozinheira Juliana Romanha explica que apesar de ser sua segunda participação no festival, essa é a primeira vez que vai levar o prato. Segundo Juliana, que é dona de um carrinho de lanches, os moradores da região ficaram muito curiosos com a novidade. “Todos me perguntam sobre, até mesmo quando estou andando na rua. Estamos preparando um recheio de hot dog utilizando frutos do mar, claro, sem espinhos. Não vejo a hora das pessoas poderem provar”, conta.

Já Sebastião da Silva, que participa do festival desde o primeiro ano, notou que existia uma demanda que não estava sendo cumprida e decidiu criar então a moqueca vegana. “Esse é o meu terceiro ano levando a moqueca vegana para o Festival. No início as pessoas tinham receio, mas depois que provaram, acabaram acreditando na qualidade do produto. A recepção é ótima”, revela.

Segundo Néia Dalbon Porto, presidente da Associação Castelhanos em Ação, realizadora do evento, o Balneário de Castelhanos é conhecido pela beleza, mas com o Festival, os visitantes poderão conhecer os sabores locais. “Essa é uma forma de valorizar e estimular o comércio, restaurantes e meios de hospedagem locais, ativando a economia nos períodos de baixa temporada”, explica.

O Festival

Contando com a participação de cinco restaurantes no pavilhão gastronômico, além de quiosques e restaurantes ao longo do balneário, o festival possibilita ao público provar várias opções de moquecas. Com ou sem camarão, moqueca servida com talharim caseiro (que substitui o arroz) e até mesmo moqueca vegana. Além do prato protagonista, o festival reunirá ainda outros pratos com peixes, frutos do mar e carnes.

Um dos grandes destaques desta 8º edição do Festival da Moqueca de Castelhanos é a Trilha Sensorial da Moqueca Capixaba. A trilha por onde o público poderá passear conta com vários recursos sensoriais, contará a história da panela de barro, passando pela ascendência indígena da moqueca, o uso do óleo de urucum e o saber do ofício das Paneleiras de Goiabeiras, até chegar a Anchieta, Capital Estadual da Moqueca.

O festival também conta com um espaço kids completo e muita diversão para a criançada. O visitante poderá adquirir ainda moda praia, ou seja, biquíni e acessórios, além de diversos tipos de artesanato, desde bijuterias, peças de escama de peixe até móveis rústicos. Com o apoio da Secretaria Estadual das Mulheres, também será montada a estrutura “Espaço da Mulher”. O local que tem como objetivo proporcionar acolhimento, disponibilizará oficinas de artesanato, tratamentos estéticos e massagens.

O evento é uma realização da Associação Comercial Castelhanos em Ação com a organização do Clube Capixaba e apoio da prefeitura de Anchieta, Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e Governo do Espírito Santo. Os pratos do festival e as ofertas no comércio local permanecem nos estabelecimentos participantes em todo o balneário até o dia 30 de setembro, Dia Estadual da Moqueca Capixaba.

Preparação do moquecão, a maior moqueca em panela de barro do mundo, será no sábado. Foto: Divulgação

Programação

A programação será dividida em dois momentos. Na quinta e na sexta-feira, dias 5 e 6 de setembro, haverá ações voltadas para as escolas da região, recebendo estudantes para atividades pedagógicas pela manhã e à tarde, recebendo a presença da Combiousa, kombi de poesias que percorre o Estado com atividades formativas, e o IEMA, com ações de educação ambiental. Durante a noite, o pavilhão abre ao público com estandes de alimentação e agroindústrias, além de apresentação de shows musicais e aula-shows de gastronomia.

Na quinta-feira (05), estreia o filme de animação feito pelos alunos da Escola Municipal Alcides Ceccon às 14h. O Grupo Folclórico Português “Os Brandarinos” se apresenta às 19h. Logo em seguida o cantor Gustavo Ribeiro faz a sua apresentação às 21h. Já na sexta-feira (06), Gardênia Marques sobe ao palco para apresentar o Projeto Capixabices – uma homenagem aos artistas capixabas. A noite será encerrada com um show do Trio Maracá às 22h.

No sábado e no domingo, dias 7 e 8, o festival recebe uma programação especial, voltada para os turistas e visitantes. A partir das 10h da manhã do sábado começa a preparação do moquecão, a maior moqueca em panela de barro do mundo. O moquecão é realizado em conjunto por vários cozinheiros e motoqueiros do balneário. O prato leva cerca de 600 kg de ingredientes. Quando pronta, a moqueca é servida em panelinhas de barro – que são souvenirs colecionáveis. O almoço é servido ao som de Ananda e Vanessa. Durante a tarde, o Pavilhão recebe aula show kids de tintura de urucum com a indígena Dona Zilma e o Moquecão Cultural, um grande encontro dos grupos de cultura popular de Anchieta, com o Jaraguá, a Dança Italiana Nonna Adélia e a Dança do Café, todos de Anchieta, e o boi pintadinho Boi Tornado, de Muqui.

A programação segue durante a noite com shows e outras atividades que se estendem durante o fim de semana até domingo à noite. No sábado (07), Lore Dalvi domina o palco às 20h. Às 22h a Banda Som e Cia realizará uma apresentação para agitar o público. No último dia do evento, Charlin Vieira se apresenta às 12h e Gabriel Rezzende sobe no palco às 16h para encerrar as apresentações do festival.

Festival da Moqueca Capixaba

Quando: 5 a 8 de setembro

Local: Balneário de Castelhanos, Anchieta

Endereço: Avenida Beira Mar, Praia de Castelhanos.

Confira a programação completa!

Dia 5

8h às 17h – Atividades de Educação Ambiental com o IEMA e Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta; Visitas à Trilha da Moqueca e Mostra de Filmes Combiousa

13h30 – Pré estreia do filme de animação da oficina Moqueca Animada na Escola

16h às 19h – Oficina de Panela de Barro com Paneleiras de Goiabeiras

19h às 21h – Apresentação Cultural com Os Brandarinos

21h às 23h – Show com Gustavo Ribeiro

Dia 6

8h às 16h – Atividades de Educação Ambiental com o IEMA e Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta; Visitas à Trilha da Moqueca e Mostra de Filmes Combiousa

16h às 19h – Oficina de Panela de Barro com Paneleiras de Goiabeiras

17h às 18h – Encontro Clube Capixaba

19h às 20h – Preparo do Moquecão

20h às 22h – Show com Gardênia Marques – Projeto Capixabices

22h à 00h – Show com Trio Maracá

Dia 7

8h às 10h – Caminhada “No Cheiro da Moqueca”

10h às 12h – Preparo do Moquecão

12h as 14h – Show com Ananda e Vanessa: Show Sorte

14h às 15h – Aula Show Kids de Óleo de Urucum: Chef Indígena Dona Zilma

15h às 18h – Moquecão Cultural

19h às 21h – Show com Lore Dalvi

22h às 00h – Show com Banda Som e Cia

Dia 8

10h às 11h – Abertura do pavilhão

11h às 14h – Show com Charlin Vieira

15h às 16h – “Beleza não tem Idade nem Medida”

16h às 19h – Show com Gabriel Rezzende

19h às 20h – Encerramento do Evento

Continue Lendo
Advertisement
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Gelateria lança aplicativo com benefícios

O novo app da Borelli permite explorar todo o cardápio da marca e ainda participar de programa de fidelidade que oferece benefícios exclusivos para clientes cadastrados

Postado

em

Já pensou ter o melhor gelato italiano na palma da mão e a um clique de distância? A Gelato Borelli Vitória acaba de lançar seu aplicativo oficial com a proposta de levar uma experiência completa – saborosa, prática e personalizada – para os amantes do verdadeiro gelato artesanal. Ele está disponível para download na App Store, basta procurar por Gelato Borelli.

Com uma interface intuitiva e moderna, o app permite explorar todo o cardápio da marca, com variedade de sabores e opções como cascão, copinhos e o Viaggio (box para viagem). O usuário pode realizar os pedidos para delivery, retirada na loja ou consumir diretamente no balcão, além de ficar por dentro das novidades e lançamentos sazonais.

Um dos grandes destaques do aplicativo é o programa de fidelidade “Mio Borelli”, que oferece benefícios exclusivos para clientes cadastrados, a partir do nível Bronze. “Quem participa acumula vantagens e pode até indicar amigos e ganhar pontos, sendo beneficiado e atingindo categorias no aplicativo, intituladas de níveis bronze, prata, ouro e diamante”, conta Caio Adrião, um dos sócios da loja da Praia do Canto. Os pontos podem ser trocados por produtos da loja — e o melhor: no mês do seu aniversário, o presente é garantido!

Veja os mimos disponíveis de acordo com o seu nível:

Nível Bronze: ganha um Copo P na semana do aniversário

Nível Prata: ganha um Cascão Artigianale

Nível Ouro: você e um convidado ganham um Cascão Artigianale

Nível Diamante: no mês do aniversário, ganha um Viaggio 1Kg + 5 cascões avulsos

*O copo P está disponível após 12 meses de fidelidade ativa e mínimo de 240 pontos acumulados nos últimos 12 meses.

Continue Lendo

Gastronomia

Vila Velha ganha nova pizzaria temática com cardápio criativo e ambiente imersivo

Da decoração envolvente às combinações inusitadas do cardápio, a Selva Pizzaria inaugura nesta quarta-feira (27), trazendo uma experiência para todos os sentidos

Postado

em

Vila Velha acaba de ganhar um novo espaço para experiências gastronômicas que prometem encantar todos os sentidos. A Selva Pizzaria Temática abre oficialmente as portas no dia 27 de agosto, unindo gastronomia autoral, diversão e um toque de aventura em um ambiente inspirado nas florestas tropicais.

O projeto é assinado pelos empresários Rafael Fernandes e Leonardo Jundi, sendo este último também o chef responsável pela cozinha da casa. A proposta vai além de servir pizzas: é oferecer uma verdadeira expedição gastronômica, na qual os clientes são convidados a explorar sabores criativos em meio a uma decoração imersiva, com sons da natureza e iluminação especial.

O menu apresenta releituras originais e combinações inusitadas. Entre os pratos que prometem conquistar o público estão o Filé Vulcão, finalizado no forno com crosta de massa de pizza, e o Camarão Capixaba, arroz cremoso gratinado com cubinhos de banana frita. Outro destaque é a divertida Galinha Loka, franguinhos dourados servidos com polenta e quiabo crocante.

Quando o assunto são as pizzas, a casa traz duas linhas: a Selva Raiz, com versões clássicas como a Capivara (calabresa artesanal, cebola marinada e orégano) e a Mico Leão Dourado (portuguesa com um toque de pesto de azeitona preta); e a Selva Selvagem, com combinações ousadas, como a Explosão na Mata, que mistura bacon, goiabada, gorgonzola e picles de jalapeño.

Na ala das sobremesas, o destaque vai para o Churros Selvagens, servidos com doce de leite e raspas de laranja, e para o Goiabush da Onça, uma mousse de goiabada com calda de queijo e crocante de castanhas.

Para acompanhar, a carta de drinks também é uma atração à parte. Entre os destaques, o Mata Tropical, que combina cachaça, licor de banana e melado de cana; o refrescante Brisa da Mata, com gin e infusão de capim-santo; e a ousada Floresta Psicodélica, servida em duas versões de coquetéis que chegam juntos à mesa.

Além disso, a casa oferece limonadas mágicas em sabores como kiwi com maçã verde e morango com mirtilo, além de sodas artesanais, cervejas long neck, sucos e refrigerantes.

Pensando na diversão das crianças, a Selva conta ainda com um espaço kids, tornando-se uma opção completa para famílias e grupos de amigos que buscam uma refeição saborosa e uma experiência diferenciada.

Selva Pizzaria

Instagram: @selvapizzaria

Continue Lendo

Cultura

Música, gastronomia e filantropia: 15 º Leilão Solidário da Associação Vidas acontece neste sábado (23)

Evento, que acontece na fazenda Camping, em Vila Velha, terá parte da verba arrecadada investida em melhorias de hospitais do Espírito Santo

Postado

em

Um evento que reúne música, alta gastronomia e muita diversão com o propósito de beneficiar entidades filantrópicas. Esse é o 15 º Leilão Solidário da Associação Vidas que acontece neste sábado, dia 23 de agosto, na fazenda Camping, em Vila Velha, que foi totalmente estruturada para entregar o que há de melhor no entretenimento capixaba. Gastronomia all inclusive, espaço kids, shows de bandas locais e da atração nacional, a dupla sertaneja João Neto e Frederico. Tudo a partir das 11h.

Quem compra o ingresso não só garante um dia de muita alegria com a família, mas também exercita a solidariedade, já que a verba arrecadada será direcionada, principalmente, para o investimento em melhorias de hospitais do Espírito Santo.

O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) e o Hospital Evangélico de Santa Maria de Jetibá (HESMJ) serão duas das quatro instituições filantrópicas beneficiadas com o leilão. “Esse é um encontro que celebra a esperança e a união! Quem participa pratica um ato generoso de ajudar quem é atendido em nossas unidades hospitalares”, destacou Rodrigo André Seidel, presidente da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), que é a instituição mantenedora do HEVV e do HESMJ.

“Além de todas as atrações, no dia também será realizado o sorteio de carros, leilão de animais e de outros produtos. Tudo foi preparado com muito cuidado e carinho para um evento que será inesquecível”, ressaltou o presidente da Aebes.

As outras duas instituições a serem contempladas com a venda de ingressos do Leilão Solidário são o Hospital São Camilo, localizado em Aracruz, e o Albergue Martim Lutero, em Vitória.

15ª edição do Leilão Solidário

Quando: 23 de agosto (sábado)

Local: Fazenda Camping, em Vila Velha

Horário: A partir das 11h

Venda de ingressos: via whatsapp (27) 99959-1475

Continue Lendo

Vai Pocar