A Copa Capixaba Cervejas Artesanais 2024 tem como objetivo dar maior visibilidade às cervejas produzidas no Espírito Santo, além de contribuir para o fomento e aprimoramento contínuo da qualidade das cervejas na região. Na 3ª edição do evento, a categoria Best of Show (melhor cerveja) foi conquistada pela Cervejaria Barba Ruiva, de Domingos Martins, com a Barba Ruiva Coffer Lager, uma coffee beer com café capixaba.
Em segundo lugar, os jurados escolheram a Cervejaria Marlin Azul, de Vila Velha, com a Lobster (Brazilian Fruit Beer), enquanto o 3º lugar foi para a Cervejaria Três Santas, de Santa Teresa, com a Terra da Cachaça (Brazilian Wood Aged Beer). O 4º lugar ficou com a Cervejaria Dus Grillo, de Vargem Alta, com a Dus Grillo 75 (Old Ale).
Em 2024, a Copa trouxe uma novidade que chamou a atenção: a Coffee Beer Capixaba. Essa categoria foi criada para destacar cervejas que utilizam café como ingrediente principal, refletindo a crescente tendência de popularização das cervejas com sabores intensos de café, além de promover a conexão com a cultura local do Espírito Santo.
“Essa foi uma ação que a Copa implementou para estimular o uso do café capixaba na produção de coffee beers. Tivemos cervejas de alta qualidade e com estilos diferenciados”, comentou José Olavo Macedo, coordenador da Copa.
Nesta categoria, as cervejas premiadas foram, em 1º lugar, a Barba Ruiva Coffer Lager, seguida pela Barba Ruiva Coffee Stout em 2º lugar. O 3º lugar foi para a Cervejaria Marlin Azul, com a Sardinha.
A realização da Copa visa fornecer um parecer técnico detalhado sobre as amostras enviadas, permitindo que as cervejarias utilizem essas informações para aprimorar os processos e a qualidade das cervejas produzidas.
“A Copa está cumprindo seu papel de melhorar a qualidade da produção de cervejas artesanais no Espírito Santo. O concurso identifica e estimula as cervejarias a trabalharem cada vez mais a qualidade das cervejas no Estado”, destaca Olavo.
Além da categoria Coffee Beer Capixaba, outra que se destacou foi a Brazilian Wood Aged Beer (cerveja envelhecida em madeira brasileira).
Esta categoria celebra o uso de madeiras brasileiras, como amburana e carvalho, para dar um toque único às cervejas. Cervejas premiadas, como a Terra da Cachaça e a Khemeia Alquimistas Amburana/Cumaru, exemplificam a diversidade de sabores e a inovação na utilização de ingredientes locais.
A colocação final ficou assim: 1º lugar para a Cervejaria Três Santas com a Terra da Cachaça; 2º lugar para a Cervejaria Alquimistas, de Vitória, com a Khemeia Alquimistas Amburana/Cumaru; e 3º lugar para a I Lupi Cervejaria, de Ibiraçu, com a Bella.
O time de jurados especialistas foi composto por: Gabriela Müller, Gustavo Henrique Palhares, Marcelo Calide Barga, Guilherme Augusto Krause Berger, Tedesko Duda Deps Almeida, Carlos Henrique F. Vasconcelos, Luiz Eduardo Santos Machado, Cristiane Moraes, Vagner Strutz e Eloiza Elena Krause Berger.
O resultado completo pode ser visto através do site https://beerawardsplatform.com/3-copa-capixaba-de-cerveja-artesanal/results.