Curva da Jurema: conheça as nove opções para curtir o verão com a família e os amigos
A chegada do verão nesta sexta-feira (22) consolida a Curva da Jurema, em Vitória, como celeiro gastronômico e turístico da cidade após um trabalho de curadoria dos empreendimentos da concessionária privada que tem administrado os quiosques da região
São nove empreendimentos que proporcionam um leque de atividades à beira-mar: opções de café da manhã, prática esportiva, culinária capixaba, drinks e happy hour.
“Costumo dizer que a Curva cabe em qualquer momento do seu dia: do café da manhã, ao almoço, passando pelo happy hour, a balada e finalizando com o jantar, temos muitas opções”, diz Raimundo Pinheiro, diretor da concessionária que administra os quiosques da Jurema.
Com opções de cafés, brunch, almoço, jantar e sobremesa, além de estar aberto todos os dias, o Clericot Café se tornou um dos points mais amados da região da Curva da Jurema. Em um ambiente aconchegante, o espaço oferece a tranquilidade da praia e sabores gastronômicos que prometem agradar a todos os paladares. Os cafés e coquetéis são uma das apostas do empreendimento. Um dos drinks queridos pelo público é o Clericot, que não só dá nome à casa como é uma ótima opção no verão. A bebida é feita de espumante, licor de limão, água gasosa e frutas picadas, e possui duas versões: a Vert, com maçã e uva verde, e a Rouge, com morango e uva verde. No local também são servidos cafés especiais do Caparaó. E claro, o cardápio de comidinhas não deixa a desejar, com croissants, bolos, quiches e pães. O Clericot também serve ceviche, lomo saltado e polvo com batatas ao murro. Nos doces uma das opções é o gâteau mousse au chocolat, um bolo macio de chocolate, brigadeiro ao leite e mousse de chocolate amargo.
Um outro super atrativo da Curva é o J3 Treinamento Funcional. A conexão da região com o esporte e o cuidado com a saúde são propícias para o empreendimento, que ajuda o público nos cuidados com o corpo. As aulas de treinamento funcional do Centro de Movimento e Condicionamento ajudam aqueles que procuram desenvolver o hábito da prática de esportes com uma linda vista para a praia. Com planos de um a cinco vezes na semana, o centro de treinamento também oferece aulas de corridas para os amantes do esporte.
O Mangalô é um café-bar com um cardápio recheado de sanduíches, toasts, brunches, saladas, cafés, aperitivos, sobremesas e drinques. O empreendimento abre às 7h para o café da manhã, durante a semana. Às quintas e sextas-feiras acontece o happy hour e aos sábados eles oferecem aulas de yoga às 7h15. Por lá, todas os toasts são feitos com pão de fermentação natural. Vale experimentar o Tuna Toast, servida em uma fatia de pão sourdough coberta de creme de abacate temperado, sour cream mangalô, atum fresco, picles de cebola roxa e brotos de coentro. Vale provar também o brioche com frutas vermelhas, servido com chantilly caseiro e manteiga de granola, finalizado com folhas de manjericão. Para beber, aposte no Orange Coffee, feito de suco de laranja fresco, 50ml de espresso e gelo; e no Caramelatte, que leva espuma de leite gelado, espresso, calda de caramelo salgado e gelo.
Outro local que também oferece uma experiência gastronômica e sensorial que complementa perfeitamente a beleza da Curva é o El Gitano. Com o conceito de gastronomia praieira e influências ítalo-caiçara, o restaurante recebe muitos elogios, tanto pelo ambiente, quanto pela boa comida. Entre os aromas tentadores da cozinha, opções disponíveis já podem ser vista no cardápio desde o café da manhã, com a cestinha de pão de queijo, croissants salgados e doces, e toasts (com opções de camarão a lagosta), bowls, açaí e brunchs. Uma das opções é o Brunch da Casa, servido com ovos, bacon, pão, sour cream e coulis de morango. Para os pratos principais e entradas é diversificado, entre as opções há o Canolo de Atum, feito com com castanha de caju e temperos orientais; o Carpaccio com Crosta Negra servido com especiarias, iogurte defumado, molho de alcaparras, croutons e parmesão – acompanhado de pães; e o Risoni no Caldo de Polvo, feito de polvo grelhado com manteiga defumada e quinoa frita. Na cartela de bebidas também há receitas como a Cajuína, feita com vodka Smirnoff infusionada com puxuri, Aperol, cajuína, compota de caju e cordial de siciliano e ovo; Verano, feito com gin infusionado com casca de tangerina, cordial de siciliano e de ervas; e Vênus, feito com Licor 43, Amaretto Dell Orso e espumante.
Misturar o estilo europeu e o lifestyle praiano brasileiro é a proposta do Épico Beach Bar. Conhecidos por suas opções refrescantes de bebidas tropicais, coquetéis coloridos, cerveja gelada e sucos naturais, o quiosque é uma das opções perfeitas para se refrescar sob o sol escaldante da estação. Os drinks recebem nomes de destinos caribenhos, como Tulum, feito de gin, suco de melancia, xarope de morango e espuma de maracujá; e o Caribe, com vodka, suco de limão, xarope de maracujá, ginger ale e espuma de gengibre; além do drink que leva o nome do bar, o Épico, feito de whisky, suco de limão, xarope flor de sabugueiro e angustura bitter. Mas há também as opções clássicas, como gin tônica, moscow mule, caipirinha e muitas outras. No restaurante há também muitas opções de petiscos e pratos, como ceviche de peixe branco, tartar de salmão e dadinho de tapioca. Steak de Mignon, Salmão ao Molho de Camarão e Tilápia Grelhada também brilham entre as opções.
Tradicional da Curva da Jurema, desde 1980, o Kiosque do Alemão é famoso por servir frutos do mar, moquecas, peixes grelhados e deliciosas porções. Toda a bagagem gastronômica do quiosque é traduzida em seus pratos. Nas opções do cardápio há diversos petiscos, entre eles os pastéis de camarão, bacalhau, carne seca, frango ou carne; o famoso arroz de polvo com camarão – carro chefe do quiosque -, a moqueca capixaba e o peroá frito. E para os vegetarianos e veganos, uma das opções é a Paella Vegana, feita com arroz, pimentão vermelho e amarelo, cogumelos, banana da terra, vagem, cenoura e brócolis. O que garante o sabor dos pratos são os temperos cuidadosamente selecionados que conferem um aroma irresistível às receitas, fazendo com que cada garfada seja uma verdadeira experiência gastronômica.
Derivado do Kiosque do Alemão, uma nova casa surgiu: o Alemão Gastrobar. Com uma estrutura moderna, novo conceito e cardápio diferenciado, o estabelecimento conquista pelos pratos deliciosos, fartura e bom preço. Para aqueles que amam e para quem ainda não teve a oportunidade de provar, boa notícia: no Alemão Gastrobar, a Torta Capixaba Completa é servido o ano todo, feita de camarão, bacalhau, siri, mexilhões e palmito. Para aqueles que preferem começar com uma porção, uma boa opção é a de tilápia empanada e batata frita. Destaque também para a Paella Mar e Terra, uma receita feita com camarão, peixe, lula, mexilhão, frango e filé mignon suíno. O tempero leva açafrão, legumes, páprica, pimentão, tomate e cebola.
Aqueles que desejam experimentar a tradicional culinária capixaba devem conhecer o quiosque Pinguim Pescador, responsável por proporcionar uma viagem culinária pela rica herança gastronômica local. Moqueca de peixe e de banana, porção de cação, camarão, calabresa defumada, batata e frango empanado são algumas das delícias servidas no quiosque. Prometendo tradicionalidade, o local também serve rabada e costela, e, claro, peroá, que vem servido com banana, batata frita e farofa.
Com uma atmosfera animada e convidativa, nasceu o Flammes Bar. Uma curiosidade do estabelecimento, é que ele é o bar oficial de uma bebida capixaba que leva o mesmo nome do bar, o Flammes. Especializados em drinks, a cartela de bebidas é variada. Nas opções há o Flammes Original, feito com vodka, maracujá e groselha francesa; Flammes Michelada, de maracujá, tequila e chopp; e o Flammes Spritz, com flammes, aperol e espumante. A cartela é grande e também há espaço para bebidas tradicionais, como cervejas, vinhos, espumantes, cafés e bebidas não alcoólicas. E o cardápio não fica para trás, com um menu inspirado nos tradicionais petiscos que fazem sucesso entre os capixabas, é possível encontrar no cardápio opções como caranguejo, peroá frito, picanha e torresmo. Uma novidade é que agora eles também servem café da manhã, com direito a broa de milho, pão na chapa, banana assada e diversas outras opções.
Serviço
Clericot Café
Segunda – 04.12 – aberto 7h | 20h
Terça – 05.12 – aberto 7h | 20h
Quarta – 06.12 – aberto 7h 0h
Bossa & Samba na Curva com Luiza Dutra das 17h às 21h
Quinta – 07.12 – aberto 7h 0h
Jazz na Curva com Marcus – das 17h às 21h
Sexta – 08.12 – aberto 7h 0h
MPB na Curva com Eliahu – das 17h às 21h
Sábado – 09.12 – aberto 7h | 0h
POP & Brasilidades na Curva com Luiza Dutra das 17h às 21h
Domingo – 10.12 – aberto 7h | 20h
J3 Treinamento Funcional
Segunda a sexta-feira das 6h às 11h e 17h às 20h
Sábado das 9h às 11h
MANGALÔ
Funciona terça e quarta, das 8h às 13h, quinta a domingo, das 8h às 18h (cozinha encerra 30 minutos antes).
El Gitano
Terça à quinta 11:30 às 23h
Sexta e sábado 8 às 23h
Domingo 8 às 17h
Épico Beach Bar
Funciona de terça a quinta, das 10h às 18h
Sexta a domingo, das 10h às 20h.
Alemão Gastrobar
Quarta a segunda-feira o bar, das 9h30 às 17h, e a cozinha, das 11h às 16h.
Kiosque do Alemão
Funciona de quarta a segunda-feira o bar, das 9h30 às 17h, e a cozinha, das 11h às 16h.
Pinguim Pescador
Terça a domingo, das 10h às 18h.
Flammes Bar
Segunda a quarta de 8h às 15h – café & almoço
Quinta e sexta de 8h às 22h – café, almoço e jantar
Sábado e Domingo de 8h às 20h – café, almoço e jantar