Matias Brotas leva obras inéditas de artistas que são destaque no cenário nacional e internacional para a ArPA 2025
Além do seu estande no evento com uma seleção de obras dos artistas Claudio Alvarez, Mai-Britt Wolthers, Thainan Castro e Suzana Queiroga, a galeria promove visitas guiadas, brunch sobre Arte, Moda e Arquitetura, bate-papo com artistas e muito mais!
Com 19 anos de trajetória dedicados à arte contemporânea e após estrear com grande repercussão na edição de 2024 da ArPA, a Matias Brotas marca presença novamente no evento, apresentando uma curadoria de obras inéditas de artistas que são destaque no cenário nacional e internacional como Cláudio Alvarez, Mai Britt Wolthers, Thainan Castro e Suzana Queiroga, consolidando seu posicionamento e compromisso com o mercado da arte contemporânea e na formação de colecionadores.
Com uma presença que articula uma agenda de exposições, programações que promovem o diálogo entre linguagens e a valorização do colecionismo, sempre com um olhar atento à diversidade, à inovação e à conexão entre arte e sociedade, a Matias Brotas é a única galeria do Espírito Santo que participa da 4ª edição da feira, reforçando seu crescimento nacional e ampliando o olhar para a produção da arte contemporânea fora do eixo Rio x São Paulo.
A ArPA, que acontece entre os dias 28 de maio a 1º de junho, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo, é um dos eventos mais relevantes do circuito nacional e latino-americano. Reconhecida por sua curadoria criteriosa, a feira se destaca pela diversidade de perspectivas dos curadores convidados, que a cada ano, contribuem para expandir os diálogos e as experiências dentro do evento.
Obra do artista Thainan Castro
Além de apresentar obras inéditas dos artistas Mai-Britt Wolthers, Thainan Castro, Claudio Alvarez, Suzana Queiroga, a Matias Brotas promove, no dia 29 de maio, uma experiência de Arte, Moda e Arquitetura. A programação especial para convidados começa com visita ao atelier do artista Arthur Arnold, brunch na Aluf — marca de vestuário autoral que conecta arte, design e estilo de vida – com a presença da designer Ana Luísa Fernandes e visita guiada no estande da Matias Brotas com a artista dinamarquesa Mai-Britt Wolthers. A ação reforça o posicionamento da Matias Brotas como agente na expansão e qualificação do mercado de arte contemporânea.
O estande da Matias Brotas na ArPA celebra a pluralidade da arte contemporânea, colocando lado a lado artistas que transitam por diferentes frentes investigativas, mas que juntos criam diálogo e conexão reafirmando mais uma vez a diversidade da arte contemporânea brasileira.
Um dos destaques será uma série inédita do artista Thainan Castro, que atualmente vive em Londres, onde cursa Experimentações em Desenho na Royal Drawing School. Suas obras propõem um diálogo entre o cotidiano e o imaginário, ativando memórias individuais e coletivas. Ele constrói sua obra a partir da memória e do afeto, criando imagens que funcionam como pequenos fragmentos de vivências e histórias recontadas. Sua produção investiga o desenho como linguagem poética e terapêutica, resultado de um processo de reabilitação física após um acidente na juventude.
Obra da artista Suzana Queiroga
Para a ArPA, a Matias Brotas traz também obras inéditas da dinamarquesa Mai-Britt Wolthers, que reside no Brasil desde 1986. A produção da artista transita entre pintura, escultura, gravura, instalação e vídeo, explorando relações de cor e forma com forte carga poética e sensorial. Ela participou de bienais e exposições em instituições como o Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural dos Correios, Lamb Arts (Londres) e Charlottenborg Kunsthal (Copenhague). Suas obras integram acervos como CCSP, MAC de Campo Grande e Instituto Figueiredo Ferraz.
Radicado no Brasil desde 1976, o argentino Cláudio Alvarez está produzindo obras inéditas para a feira, marcadas pela investigação do movimento, da percepção e da ilusão ótica. Com formação técnica em Mecânica Industrial e trajetória artística iniciada no Rio de Janeiro e consolidada em Curitiba, sua produção transita entre a arte cinética, o design e a escultura geométrica em equilíbrio dinâmico. Alvarez participou da mostra “Geração 80” no Parque Lage (RJ), da 6ª Bienal de Osaka (Japão) e de exposições em Portugal. Suas obras integram acervos como o do Museu Nacional (RJ) e do MAC de Curitiba.
Obra da artista Mai-Britt Wolthers
O estande também apresenta obras da artista visual, Suzana Queiroga, nascida no Rio de Janeiro, mas que atualmente reside em Portugal. Com uma trajetória marcada por experimentações entre pintura, escultura, instalação e vídeo, seu trabalho investiga temas como tempo, fluxo e cartografia. Ela participou de exposições em instituições no Brasil e no exterior e tem obras em acervos como o MAM-RJ, MAR e Museu Nacional de Belas Artes. É também doutora em artes visuais e desenvolve pesquisas que aproximam arte e ciência.
Sandra Matias e Lara Brotas
“Participar da ArPa é, para nós, mais do que marcar presença em uma das feiras mais relevantes do país. É reafirmar o compromisso da Matias Brotas com a formação de público, com a expansão territorial da nossa atuação para além do Espírito Santo e com o fortalecimento da arte contemporânea brasileira. Acreditamos no poder da conexão entre artistas e colecionadores como motor para o crescimento do mercado e do pensamento crítico em torno da arte”, explica Lara Brotas, co-fundadora e diretora de projetos da Matias Brotas.
No encerramento do mês dedicado a reflexões sobre identidade, luta e ancestralidade, o Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, sedia a Festa das Ciatas. Tudo acontece neste sábado, dia 29 de novembro, a partir das 15h. O evento é gratuito e transforma o espaço em um território de celebração, resistência e afeto, reafirmando o protagonismo das mulheres negras e a força da cultura afro-brasileira na construção do samba e da identidade brasileira.
No palco, a presença feminina conduz a festa com Ana Cris (voz), Bruna Medeiros (voz e cavaco), Do Carmo (voz), Franscielly Goulart (tantan), Larissa Ramos (pandeiro), Raay Abranches (surdo), Ray Silva (surdo) e Sheila Santos (voz).
Idealizado pela produtora cultural e ativista social Marilene Pereira, também vice-presidente da Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), o projeto nasceu em 2019 com o propósito de preservar histórias, fortalecer protagonismos e iluminar a herança das matriarcas do samba. Entre elas, Tia Ciata, figura essencial para o surgimento do samba urbano carioca e símbolo maior de resistência negra no país.
A Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (FAFI), em Vitória, sedia neste sábado (29), das 15 às 22 horas, o show Vozes da Liberdade, evento que reúne música, poesia, dança, cortejos e atividades formativas, com destaque para artistas e coletivos que celebram a identidade, a ancestralidade e a resistência da cultura afro-brasileira.
O evento, especial em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, será apresentado pela atriz e radialista Tina Moreira e leva ao palco nomes como Fábio Carvalho, com o projeto “Afro Congo Beat: Música & Ancestralidade”, que traz as raízes de matrizes africanas e afro-capixabas, através da sonoridade do Ticumbi, Reis de Boi, Jongo e Congo Capixaba, e a cantora Jaddy. Também participam o Maracatu de Santa Maria, o Bloco Oitentação e a poeta Suely Bispo, que conduzirá intervenções no sarau “Viva Zumbi”.
Além das apresentações artísticas, o público pode participar também da palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves, e da oficina de customização de tênis e sapatos ministrada por Gabi King, com inscrições abertas através dos links abaixo.
Confira a programação completa:
15h às 16h – Palestra “Liberdade e Direitos Humanos”, com Nadyson Alves
Entre luzes, enfeites e aquele clima gostoso de fim de ano, o Shopping Moxuara, em Cariacica, abriu sua tradicional temporada de Cantatas de Natal, que segue até dezembro com apresentações gratuitas na varanda da Praça de Alimentação (L3). Escolas, projetos sociais e grupos culturais da região passam pelo palco, enchendo o espaço de música, afeto e celebração coletiva.
Nesta semana, o destaque vai para o Centro Educacional Domício Antônio Nascimento (quinta, 27, às 19h30), para o Centro de Educação Infantil Jeová Jiré (sexta, 28, às 18h) e para o emocionante coral do projeto Cariacica Down (domingo, 30, às 15h), com o tema “Maior Pintor do Mundo”. A apresentação vai reunir 24 participantes, celebrando a beleza da criação, da arte e da sensibilidade individual de cada integrante.
Em dezembro, a programação continua com Escola Ary Parreiras, Sol Nascente, Tancredo, EMEF João Paulo Sobrinho, Centro Educacional Inovação, coral do Castro Alves e mais. O encerramento será no dia 18, com a vibrante Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, formada por 25 integrantes e comandada pelo Mestre Jefinho. O grupo mistura elementos de fanfarra, congo, maracatu e capoeira, levando ao público a magia do Natal por meio de instrumentos como agogô, tambor de congo, casaca, berimbau, alfaias, atabaque e pandeiro. A apresentação reforça o poder da arte como expressão, inclusão e transformação.
“A temporada de cantatas já é uma tradição muito querida no Moxuara e prepara o clima de Natal de forma afetiva e acessível para toda a comunidade. Este ano, reunimos escolas, projetos sociais e grupos culturais que representam a riqueza e a diversidade de Cariacica. Cada apresentação traz uma energia única e fortalece o sentido de celebração coletiva que o período inspira”, destaca Tássia de Carvalho, gerente de Marketing do shopping Moxuara.
Programação das Cantatas de Natal no Shopping Moxuara:
Quinta-feira (27/11), às 19h30 – Centro Educacional Domício Antônio Nascimento
Sexta-feira (28/11), às 18h – Centro de Educação Infantil Jeová Jiré
Domingo (30/11), às 15h – Cariacica Down: Cantata com o tema “Maior Pintor do Mundo”.
Segunda (01/12), às 19h – Banda Musical da Escola Ary Parreiras (Programa Música na Rede).
Quarta (03/12), às 18h30 – Escola Cantata Sol Nascente.
Quinta (04/12), às 19h30 – Escola Tancredo.
Sexta (05/12), às 19h30 – EMEF João Paulo Sobrinho.
Sábado (06/12), às 18h – Centro Educacional Inovação.
Segunda (08/12), às 19h – Escola Ary Parreiras (Música nas Escolas).
Quinta (11/12), às 18h30 – Coral do Colégio Castro Alves.
Sexta (12/12), às 18h – Coral do Espaço do Saber Feliz.
Sábado (13/12), às 17h – Coral da Paroquia Bom Pastor.
Quinta (18/12), às 19h – Encerramento com a Banda Fanfacongo da APAE de Cariacica, mistura de fanfarra, congo, maracatu e capoeira.