E como uma novidade é pouco, o festival também confirmou mais um super artista ao seu line-up: o cantor capixaba Silva. Ele fará o primeiro show de sua nova turnê no palco do festival. A programação completa, com o line-up separado por dias, será divulgada em breve.
O novo projeto de Silva se chama “Encantado”. Trata-se do sexto disco autoral da carreira do cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista e que estreia nas plataformas digitais no dia 23 de maio, pela Som Livre. Para Silva, o desejo de voltar a compor e apresentar ao público um novo trabalho era imenso.
“Estava sentindo falta de compor, de fazer músicas que causam emoções, que arrepiam”, comenta o artista. Foram alguns anos de amadurecimento para chegar até o conceito final do álbum. Entre as mais de 30 faixas compostas para o para o novo trabalho, 16 foram selecionadas para o disco. As novas composições unem diferentes referências do artista, que vão do samba ao jazz, passando pelo hip hop e a MPB, descrevendo bem o momento atual do cantor.
O artista, que se dedica intensamente a construir novos caminhos entre tempos e estéticas musicais diferentes, possui seis álbuns autorais, turnês nacionais e internacionais, releituras e parcerias com grandes nomes da música que o levaram à indicação ao Grammy Latino.
Em seu show, Silva trará suas novas composições, que são, como o próprio define: desavergonhadamente de amor. “Abram Alas”, “A hora mais bonita”, “Copo D’água”, “Girassóis”, “Vou falar de novo”, “Já era”, “Oito segundos, “Arrebol”, “Carmesim”, “Amanhã de manhã (Para Lecy)”, “Risquei você”, “Gosto de você”, “Recomenzar”, “A vida é triste mas não precisa ser”, são algumas das novas faixas que Silva apresentará.
Edital Resistir sobre a Prainha
Com o compromisso de promover a criatividade e cultura urbana, o Festival MC abriu o edital “Resistir sobre a Prainha: Atos-manifesto de arte sobre o lugar de memória”. No edital, o festival convida artistas e pensadores a realizar performances e instalações de arte durante a sua sexta edição. O Movimento Cidade selecionará até cinco propostas de artistas e pensadores que desejem manifestar – por meio da arte – o lugar – da memória da Prainha. As inscrições vão até o dia 23 de junho, às 19h.
Podem participar artistas residentes no Espírito Santo, a partir de 18 anos de idade, que apresentem propostas individuais ou coletivas de ocupação cultural urbana com duração mínima de 60 minutos. Os atos-manifesto ocorrerão simultaneamente às atrações e atividades da programação do Festival MC 2024, e poderão ser realizados ou adaptados dentro do próprio Parque da Prainha, respeitando os horários da programação. As performances e intervenções poderão ocorrer em um dia, ou repetida/continuada nos demais dias da programação do evento, sempre a critério do artista.
A proposta poderá ser enquadrada em uma das duas categorias:
Intervenção Urbana: são manifestações artísticas ocorridas nos espaços urbanos, em lugares como praças, ruas, avenidas, etc, ressignificando e transformando a cidade, criando espaços de transição. Como exemplo: lambe lambe, instalação de objetos e esculturas. Nesta chamada, as intervenções urbanas são adaptadas ao local do evento, utilizando o próprio Parque da Prainha. As propostas devem abranger instalações transitórias ou removíveis. Não serão admitidas propostas que prevejam qualquer modificação de item integrante do patrimônio público.
Performance Artística Urbana: a performance urbana é um tipo de apresentação que invade a vida das pessoas em seu cotidiano na cidade. Aqui o corpo humano é instrumento da performance, que pode interagir com objetos, roupas, acessórios e com os próprios cidadãos e o espaço público. Nesta chamada, as performances são adaptadas ao local do evento, podendo interagir com o público do festival.
Todas as propostas, individuais ou coletivas, passarão por uma curadoria que irá avaliar as que estejam adequadas ao conceito e temáticas previstas. O edital completo pode ser acessado no link: bit.ly/edital_resistirprainha. E as inscrições, gratuitas, podem ser feitas por meio do formulário no link: bit.ly/inscricao_resistirprainha.
Mais atrações do Festival MC
Em seu line-up, o festival também traz um dos nomes mais consagrados da música contemporânea brasileira, o cantor e compositor Criolo, indicado seis vezes e ganhador de um Grammy Latino. Ele traz para o palco do Movimento Cidade o seu show inédito “Ciclo”. Conhecido por suas melodias e letras que transitam entre muitos ritmos como rap, MPB, Hip-hop e samba, em seu repertório musical estão grandes hits, como o inconfundível “Não Existe Amor em SP”, “Cartão de Visita”, “Esquiva de Esgrima”, “Convoque Seu Buda” e “Grajauex”. O multifacetado artista promete um repertório diversificado com seus sucessos e canções de seu novo álbum no festival.
Outra super atração confirmada é a dona do hit “Ai Que Delícia o Verão”, a cantora mineira Marina Sena. Com um timbre inconfundível e hits como “Por Supuesto”, “Pelejei” e “Tudo Pra Amar vocês” no repertório, Marina traz em suas composições influências da MPB, além de reggaeton, drill, R&B e pagotrap em seus novos trabalhos.
Com mostras de cinema, oficinas, batalhas, arte urbana, shows musicais e muito mais, o Festival Movimento Cidade está liberando pouco a pouco sua programação. Ganhando força na nova cena musical baiana, o grupo Cabokaji chega ao festival trazendo sua fusão entre música e performance, carregando a figura do caboclo, presente nos ritos de tambor de mina, umbanda, vale do amanhecer e principalmente nos cultos de candomblé em terreiros da nação Bantu. Também do Nordeste, a Banda Eddie, uma das pioneiras do Mangue Beat e idealizadora do movimento Original Olinda Style, promete trazer um show especial com músicas inéditas do novo trabalho intitulado Carnaval Chanson. Diretamente da região Norte, a banda Alaídenegão, vem trazendo a mistura sonora constelada de ritmos, toadas do Boi-Bumbá, cirandas, guitarrada e o carimbó. Os curitibanos Ímã também já confirmaram presença no Festival MC trazendo uma mistura de MPB, indie e uma pitada de jazz tropical.
O festival também já confirmou a nordestina Sthelô, que traz seus versos sobre corporeidade e melancolia para o festival; o artista baiano Vandal de Verdade, com uma das vozes mais potentes do Grime e do Drill no Brasil; a capixaba AFRONTA, autora de hits como “BoneKunty”, “Loba” e “Se Morde de Raiva”. Juntam-se ao time de atrações musicais confirmadas o capixaba Dudu MC e a banda Boogarins, que se juntam às gêmeas Tasha & Tracie, a rapper Ebony, ao rapper Don L, Tuyo, a cantora Kaê Guajajara e Dona Onete.
Em sua 6º edição, o Festival MC traz o tema ‘O Incrível Mundo Além do Sudeste’. A proposta é celebrar a diversidade e as diferentes linguagens artísticas no Espírito Santo, desbravando o que existe além do “planeta Sudeste”. Com o objetivo de enaltecer artes e artistas das regiões Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, mostrando toda a pluralidade cultural de todos os territórios brasileiros.
Serviço:
Edital Resistir Sobre a Prainha
Inscrições: até o dia 23 de junho às 19h.
Edital: bit.ly/edital_resistirprainha
Formulário de Inscrição: bit.ly/inscricao_resistirprainha.
Festival Movimento Cidade 2024
Quando: 16, 17 e 18 de agosto
Local: Parque da Prainha – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES
Atrações: Criolo, Marina Sena, Silva, Dudu MC, Boogarins, Sthelô, Tasha & Tracie, Ebony, Don L, Tuyo, Kaê Guajajara, Dona Onete, Vandal de Verdade, AFRONTA, Dan Abranches, Banda Eddie, banda Alaídenegão, Ímã, grupo Cabokaji; mostras de cinema, oficinas, batalhas, arte urbana e muito mais.