Cuco Gastrobar: chef formado no Le Cordon Bleu lança reduto gastronômico de proposta inovadora na Mata da Praia
Comandado pelo chef Caio Miranda e o irmão Caique, o reduto gastronômico recém-inaugurado em Vitória propõe uma experiência sensorial irreverente, com gastronomia arrojada e ambiente intimista
Viver é compreender, dia após dia, que o tempo aproveitado com qualidade é a melhor das conquistas. Quando o relógio desacelera e os sentidos ganham espaço, nascem experiências marcantes e memoráveis. Essa é parte da essência do Cuco Gastrobar, reduto gastronômico recém-inaugurado na Mata da Praia, em Vitória, sob o comando do chef Caio Miranda Simões e do irmão Caique. O espaço propõe uma pausa na rotina e um passeio por sabores autorais, que transitam entre a culinária brasileira e internacional, munido de leveza, criatividade e um quê de afeto em cada prato.
O menu é autêntico e carrega consigo toques da influência de cada culinária encontrada nos empreendimentos mais irreverentes e requisitados em São Paulo. “Todos os pratos foram pensados para compartilhar, possibilitando aos clientes que explorem o menu por completo e assim flutuem entre culinárias regionais brasileiras com toques de gastronomia peruana, japonesa e libanesa”, destacam os irmãos e sócios. Já a carta de drinques autorais, foi desenvolvida em parceria com o bartender Misael Rodrigues, amigo de Caio da época de atuação no Animus, em Pinheiros (SP).
Além da alta gastronomia e da coquetelaria inovadora, o Cuco se destaca ainda por seu ambiente acolhedor, com música ambiente leve, iluminação intimista e atendimento atento aos detalhes. A casa também é pet friendly, um convite para que seus visitantes levem seus companheiros de quatro patas e tornem a experiência ainda mais marcante.
PORK’N CORNdo Cuco Gastrobar
Menu com identidade
A cozinha do Cuco une referências da culinária brasileira com toques da gastronomia peruana, libanesa e japonesa, sempre com liberdade criativa e um toque autoral. Os pratos foram pensados para serem compartilhados, reforçando a ideia de aproximação e descoberta.
Entre os destaques do menu está o Língua Sandô, um sanduíche de língua bovina empanada no panko, servido com coleslaw e maionese de raiz forte, que tem surpreendido os visitantes. Também surpreendem o Crudo de Sol, uma versão criativa com carne de sol e maionese de manteiga de garrafa, o Tiradito Baiano, sashimi de peixe branco servido com patacones (discos de banana-da-terra verde fritos, um prato popular originário da Colômbia e consumido em diversos países da América Latina), e o Pork n’ Corn, pancetta de porco embebida no chutney de tomate, glace e musseline roxo de milho com beterraba assada.
A sobremesa fica por conta do Bolo de Azeite, que chega à mesa mergulhado no creme inglês, acompanhado de geleia da fruta da estação e nutz caramelizadas.
Já na coquetelaria, além de clássicos como caipirinhas, Aperol Spritz e Fitzgerald, há também uma seleção de drinques autorais. O queridinho do momento é o Capsicum, uma irreverente e saborosa união entre tequila infusionada com pimenta de cheiro, xarope de coentro e limão. Há também o Labrusca, a união harmoniosa entre vodka importada infusionada com café em grãos, Jerez Manzallina e Martini, e o Malus, clarificado de rum, hortelã e maçã verde.
Drink autoral Labrusca
Do sonho de infância à transição de carreira: os bastidores do Cuco
Desde pequenos, incentivados pelo pai, os irmãos Caio e Caique sempre tiveram contato com a gastronomia e tinham o sonho de abrir um restaurante quando fossem se aposentar. Caio é formado em Engenharia Civil, com breve atuação na área, mas, diante da desilusão profissional, enxergou o momento perfeito para começar a correr atrás do seu sonho. Vendeu o carro, foi para São Paulo, onde participou do curso Cousine da Le Cordon Bleu. Mesmo antes de terminar o curso já começou a trabalhar.
Foi no Borgo Mooca (citado no guia Michellin) que ele iniciou sou jornada. Por lá, ficou 5 meses. Em seguida, foi a vez de trabalhar no Grupo D.O.M, no qual atuou no próprio D.O.M (duas estrelas Michellin) e no Dalva e Ditto.
Depois de alguns meses, Caio foi trabalhar no Trattorita Evvai (duas estrelas MIchellin), onde participou de eventos e do processo de abertura da casa. Nos seus últimos meses em São Paulo, o chef trabalhou no Animus (citado no guia Michellin). Ao retornar para Vitória, tinha apenas o intuito de descansar e, então, ir trabalhar na Europa. O que parecia transitório, trouxe consigo uma grande oportunidade: a de abrir uma casa que proporcionasse experiências semelhantes às quais ele mais admirava em SP.
Eis que o sonho de infância ganha forma e vida: Cuco Gastrobar, tendo ao lado seu irmão e sócio Caique Miranda Simões.
A escolha do nome Cuco
Bolo de Azeite
Antes mesmo de definirem o nome do estabelecimento, Caio e Caique tinham como missão levar ao público capixaba o sentimento de tempo aproveitado com qualidade. “Nós queríamos um nome curto, que ao mesmo tempo fosse marcante e de alguma forma homenageasse nossos pais”, explicam.
Foi então que, por sugestão da mãe Cerise Miranda Simões, surgiu Cuco. “Além de ser um pássaro que remete à passagem de tempo, também faz uma brincadeira gramatical com ‘mestre cuca’, uma referência ao nosso pai, Carlos Alberto Rui Simões. Esse é um título dado pelos amigos, pois ele sempre era o responsável pela comida e alvo de elogios”, lembram. Já para prestar uma homenagem à mãe (cujo significado do nome é cereja na língua francesa) foi inserida uma cereja no bico do pássaro na logomarca e na paleta de cores do empreendimento.
Cuco Gastrobar
Endereço: Rua Rozendo Serapião de Souza Filho, 691, Mata da Praia – Vitória
Funcionamento: Terça a Sexta – 18h30 às 23h | Sábado – 17h às 00h
O self-service faz parte do dia a dia do brasileiro. Na correria da rotina, quem não tem aquele local favorito que, além de um preço mais em conta, surpreende também pelo sabor? É justamente para eleger o melhor restaurante a quilo do Espírito Santo que o Sindbares/Abrasel promove o concurso “O Quilo é Nosso”. Com o tema “Saudável e natural do Brasil”, a competição acontece pela segunda vez no Estado, embora já esteja em sua nona edição em outras partes do país.
As inscrições para o concurso estão abertas e podem ser realizadas até o dia 26 de agosto. Para conferir o edital completo e se inscrever no concurso, basta acessar o site oficial do Sindbares/Abrasel ES no link: https://www.sindbares.com.br/ultimas-noticias/estao-abertas-as-inscricoes-para-o-concurso-o-quilo-e-nosso-2025-9a-edicao/. Para participar basta ser um estabelecimento que trabalhe exclusivamente com serviço de alimentos com cobrança por quilo, de qualquer cidade do Estado.
Para participar, o estabelecimento competidor deve criar uma receita especial para o concurso, que valorize a alimentação saudável, e componha o cardápio do buffet durante todo o período do concurso (de 16 a 26 de setembro). A refeição será um dos critérios mais importantes a serem avaliados em cada uma das etapas. No entanto, contarão como pontos de avaliação ainda: o atendimento, ambiente, limpeza e qualidade geral da comida do restaurante.
Os pratos serão julgados por dois grupos: o júri técnico – escolhido pelo Sindbares/Abrasel ES – e o voto popular. Os jurados irão aos restaurantes sem se identificar antes da degustação. Eles vão consumir uma refeição diversificada que deve conter, obrigatoriamente, a receita escolhida para o concurso. A partir disso será feita a avaliação a partir do preenchimento de um formulário padrão da competição. Somente ao final da visita que eles vão se identificar por meio da credencial de jurado. O voto do júri técnico terá um peso de 60% no resultado final.
Uma novidade no julgamento desta edição é que foi incluído um novo critério de avaliação que oferece pontuação extra para receitas que utilizarem de forma criativa e consciente partes geralmente descartadas dos alimentos, como folhas, peles, talos, sementes e cascas. Esse critério, chamado de “Aproveitamento Integral de Alimentos”, entra como pontuação extra do júri técnico e visa incentivar a sustentabilidade e a redução do desperdício.
Já o público geral vai avaliar através da realização de votos on-line no site oficial da competição (oquiloenosso.com.br) até o dia 26 de setembro, atribuindo notas de 1 a 5 para cada categoria, como limpeza, atendimento e, claro, a qualidade da refeição. A lista de restaurantes participantes do concurso também estará disponível no site para o público interessado conferir as refeições inscritas na disputa.
Serão três restaurantes classificados para a 2º etapa, definidos com as três maiores notas resultantes da soma das pontuações do voto popular e do voto do júri técnico. Na etapa Estadual, que acontece entre 06 e 10 de outubro, o júri vai selecionar o representante capixaba para a final nacional, marcada para acontecer durante o Mesa São Paulo, considerado um dos principais congressos do setor no Brasil e o maior evento de gastronomia da América Latina.
Produção diária de 60 mil pães e mais de 300 produtos de fabricação própria: os bastidores dos 42 anos de história da Padaria Monza
A rede de padarias e confeitaria capixaba celebra as mais de quatro décadas de trajetória com 14 unidades em atividade, empregando mais 400 colaboradores
Sinônimo de tradição e memórias marcantes, em 2025, a Padaria Monza celebra seus 42 anos de história, trazendo consigo a imagem marcante do sabor, da inovação, da qualidade e afeto em tudo que produz. Fundada em 1983, a Monza se consolidou como referência no setor de panificação e confeitaria na Grande Vitória, oferecendo produtos artesanais que conquistaram o paladar dos capixabas ao longo das décadas.
Com 14 unidades espalhadas pela Grande Vitória e mais de 400 colaboradores – sendo 85 deles dedicados exclusivamente à produção -, a Monza conta com produção diária de 60 mil pães franceses, o queridinho pão de sal. São fabricados cerca de 1200 mini bolos diariamente e 300 bolos confeitados. A marca possui mais de 300 opções de produtos diferentes de fabricação própria. Além disso, no cardápio de encomendas estão mais de 50 opções para atender as necessidades e preferências dos clientes.
Os destaques são ainda os menus especiais para datas comemorativas. Entre as campanhas anuais de maior sucesso estão as edições de Páscoa, Mães, Junino e Fim de Ano, que oferecem produtos exclusivos, celebrando os momentos mais importantes do calendário com muito sabor e carinho.
Entre os elementos que ajudaram a consolidar a trajetória da Padaria Monza ao longo dessas quatro décadas, a confeitaria ocupa um papel de destaque. A produção de tortas e sobremesas elaboradas foi um diferencial importante desde os primeiros anos, em um momento em que era comum que padarias se limitassem ao básico. A aposta em uma linha mais diversificada e cuidadosa de confeitaria ampliou o alcance da marca e reforçou sua identidade.
Outro ponto de expansão foi o segmento de cafeteria, que ganhou ainda mais visibilidade com a unidade instalada no Shopping Praia da Costa. O formato, alinhado às mudanças no comportamento de consumo e à busca por ambientes de convivência, contribuiu para reposicionar a padaria como um espaço de permanência, e não apenas de passagem.
“Celebrar 42 anos de Monza é celebrar nossa história e a conexão que temos com cada cliente que entra em nossas lojas. A nossa missão sempre foi proporcionar momentos gostosos e aconchegantes, e isso só é possível graças à nossa equipe e ao carinho com que produzimos cada item. Neste ano de aniversário, a Monza reforça seu compromisso com a inovação sem perder as raízes que a tornaram uma referência no mercado de panificação capixaba”, diz Flavia Nicolau, sócia da Monza.
Sobre a Monza
A Padaria Monza é uma das mais tradicionais e respeitadas do Espírito Santo. Fundada em 1983, a empresa cresceu e se consolidou como um verdadeiro símbolo de qualidade no segmento de panificação, oferecendo produtos artesanais de excelência. Com 14 lojas na Grande Vitória e mais de 400 colaboradores, a Monza continua a expandir, sempre mantendo o compromisso com a qualidade, o sabor e a tradição.
Rede de Padarias Monza
Contatos: (27) 3064-3754 | (27) 99236-9900
Instagram: @padariamonza
Confira as unidades Monza
Vila Velha:
Monza Praia da Costa: Rua Lucio Bacelar, nº 41, Praia da Costa, Vila Velha
Monza Shopping Praia da Costa : Av. Dr. Olivio Lira, 353 , PISO G1 – Praia da Costa, Vila Velha
Monza Itapuã – Rua São Paulo, 2224 – Itapuã, Vila Velha
Vitória:
Monza Empório (Enseada do Suá) – Rua Humberto Martins de Paula, 120 – Enseada Suá, Vitória
Monza Praia do Canto: Rua Elesbão Linhares, nº 297, Loja 01 a 03, Praia do Canto, Vitória
Monza Mata da Praia: Rua Nicolau Von Schilgen, 247 – Mata da Praia, Vitória
Monza Ilha de Santa Maria: Rua Hercília Dias Maciel, 79 – Ilha de Santa Maria, Vitória |
Monza Santa Helena: Alameda Hélio da Costa Ferraz, nº 22, Santa Helena, Vitória
Monza Jardim da Penha: Avenida Anízio Fernandez Coelho, nº 385, Jardim da Penha, Vitória
Monza Fradinhos: Avenida José Cassiano dos Santos, n° 40, Maruípe, Vitória
Monza Shopping Vitória: Av. Américo Buaiz, 200 – Enseada do Suá, Vitória
Monza República: Avenida Presidente Costa e Silva, n° 390, Loja 01, Morada de Camburi, Vitória
Serra:
Monza Shopping Montserrat: Av. Eldes Scherrer Souza, 2162 – Colina de Laranjeiras, Serra – Piso Térreo
Cariacica
Monza Shopping Moxuara- Rod. Br-262, Km 5, 6555 – Campo Grande, Cariacica.
O Bar e Restaurante Caranguejo do Assis, em Itaparica, Vila Velha, preparou uma experiência gastronômica especial para o Dia dos Pais. No domingo, dia 10 de agosto, o destaque do cardápio será a tradicional Paella de Frutos do Mar, uma receita aromática e cheia de frescor, feita com lagosta, camarão, polvo, sururu, siri, lula e arroz com ervilhas.
A porção, que serve duas pessoas e normalmente custa R$ 350,00, será oferecida por R$ 320,00 exclusivamente no Dia dos Pais.
“O nosso cardápio é pensado para oferecer experiências gastronômicas que valorizam ingredientes frescos e sabores. Para o Dia dos Pais ficar ainda melhor, a casa conta com a opção de harmonizar a refeição com diferentes vinhos, disponíveis em nossa máquina italiana dispensadora. São oito rótulos selecionados, servidos na dose ideal para degustação, com taças a partir de R$ 19,90 (50 ml). Assim, cada etapa da refeição pode ser acompanhada por um vinho diferente, com pagamento apenas do que for consumido”, destaca Dyonatan Giovanelli, proprietário do restaurante.
Lembre-se: a dica é sair de casa cedo para garantir o seu lugar e evitar filas!
Bar e Restaurante Caranguejo do Assis
Endereço: Av. da Praia, 290 – Praia de Itaparica, Vila Velha – ES